XI Jogos Dos Povos Indígenas

Estão Abertas as Inscrições para Credenciamento de Imprensa para os Jogos Indígenas. Ainda dá tempo!

Dos dias 05 a 12 de novembro acontecerá a 11ª Edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O evento, que tem apoio do Ministério dos Esportes e já passou por cidades como Goiânia e Fortaleza, será sediado na Ilha de Porto Real, munícipio de Porto Nacional, que fica a cerca de 60 km da capital Palmas, Estado do Tocantins. Durante esses sete dias de evento, que incluirá competições e apresentações, é esperada a participação de cerca de 1300 indígenas, de aproximadamente 35 etnias, como Asurini (PA), Xavante (MT), entre outras vindas de todas as regiões do país. O evento contará também com líderes e observadores indígenas de outros países como: Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Equador, EUA, Guiana Francesa, Peru e Venezuela. Dentre as modalidades esportivas que serão disputadas estão: corrida de tora, arco e flecha, e futebol masculino e feminino. 

Uma espécie de “Aldeia Olímpica Indígena” está sendo construída para receber os participantes. Será montada também uma ampla estrutura para acolher o público: uma arena com capacidade para receber cerca de oito mil pessoas. 
Entre as novidades dessa edição, está a divisão do evento em duas temáticas: 
A primeira, voltada para o Fórum Social Indígena e a Rio+20, abordará a Conferência Internacional do Meio Ambiente e discutirá a economia verde e temas focados na sustentabilidade e na preservação das tradições indígenas. 
Já a segunda terá como objetivo o intercâmbio esportivo e cultural entre as etnias, além de propor um debate sobre a inclusão indígena como legado da Copa do Mundo da FIFA 2014 e das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016. 
Os JPI (Jogos dos Povos Indígenas) são considerados um dos maiores encontros esportivos culturais e tradicionais de indígenas de toda a América, tendo como objetivo central promover o esporte socioeducacional como identidade das culturas autóctones, voltado à promoção da cidadania indígena, à integração e aos valores tradicionais. E, a exemplo de anos anteriores, os JPI devem ganhar destaque espontâneo da mídia nacional e internacional.
Foto: Alice Kohler

Credenciamento de Imprensa – A participação na documentação é de extrema importância para a divulgação, reflexão e amadurecimento dessa importante iniciativa. Contamos com identificação dos profissionais com os princípios da comissão. Os veículos interessados em credenciar profissionais para a cobertura dos XI Jogos dos Povos Indígenas devem enviar o pedido de credenciamento até o dia 30/9 para o e-mail imprensa.jpi@gmail.com.
Realização: 
Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC), com patrocínio do Ministério do Esporte, apoio do Governo do Estado do Tocantins e Prefeitura Municipal de Porto Nacional.
Maiores Informações: 

Site: http://www.esporte.gov.br/sndel/jogosIndigenas/XIJogos/default.jsp

Twitter: @JogosIndigenas

Facebook:

Por: Carla Romano Amaral – @CarlaRomano

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *