Moda Sustentável

1º Seminário de Moda Sustentável Ecotece – Vestir Consciente


Não é novidade que na sociedade atual há uma busca por desenvolvimento sustentável. Muitas pessoas têm adotado hábitos de consumo que tentam reduzir os impactos ambientais, inclusive na hora de se vestir.

É pensando nesses conflitos que algumas organizações buscam alternativas para esse modo de produção degradante. É o caso do Instituto Ecotece, através do projeto Vestir Consciente. Esse conceito pretende incentivar o equilíbrio entre a satisfação do estilo pessoal, o bem-estar social e a preservação do planeta na hora de se vestir.

Com o “Seminário Ecotece Vestir Consciente”, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, o Instituto busca reunir profissionais e pesquisadores ligados à moda sustentável para discutir o assunto, que será divido em diversas palestras. Entre elas destaca-se a “Princípios do vestir consciente”, que será conduzida pela presidente do instituto, Lia Spínola, e dará abertura ao seminário.

O intuito do Ecotece com essa iniciativa é levar o participante a refletir sobre o poder da moda e de sua influência na sociedade, aliado a uma dinâmica de criação de produtos sustentáveis e caminhos para as empresas baseados na responsabilidade socioambiental.

Também serão expostas ferramentas para o desenvolvimento de produtos bonitos, funcionais e com maior eficiência ecológica. A proposta do debate vai à contramão das atitudes da maioria das indústrias têxteis, estão entre as que mais consomem recursos naturais. Somente a cultura de algodão, por exemplo, é responsável por cerca de 30% da utilização de pesticidas na Terra, contaminando o solo e os rios.

O seminário faz parte da programação da GO TEX SHOW 2013, uma feira internacional de produtos têxteis. As palestras são gratuitas. Confira a programação a seguir:

Programação:
23 de outubro (quarta) 
  •  17h – 17h45, Princípios do Vestir Consciente 
Reflexão sobre a moda e o seu poder de influência e transformação.
LIA SPÍNOLA – Presidente do Instituto Ecotece
  •  18h15 – 19h, Materiais Ecológicos – Tecidos 
As principais matérias-primas, tecnologias e serviços sustentáveis
ligados à moda e seus aspectos sociais, econômicos e ambientais.
CAROL PICCIN – Especialista em Gestão Ambiental
  • 19h15 – 20h, Evolução das Fibras Celulósicas – Uma Visão Ecosustentável 
O impacto ambiental de três fibras celulósicas (viscose, modal e liocel), comparando-as às fibras convencionais de algodão, polipropileno e poliéster.
GILBERTO CAMPANATTI – Gerente Técnico da Lenzing Fibers
24 de outubro (quinta)

  •  10h30 – 11h45, Consumo de Moda Brasileira 
A dinâmica do consumo e seus reflexos nos processos de adoção no sistema de Moda Brasileira.
ANA PAULA DE MIRANDA – Professora de Moda e Consumo
Palestra Complementar exclusiva aos expositores
  •  17h30 – 18h15, Design e Criação Sustentável 
Um olhar sobre a criação de produtos sustentáveis através de ferramentas para o desenvolvimento de produtos belos, funcionais e com maior eficiência socioambiental.
FERNANDO MASCARO – Consultor em design para a sustentabilidade
  •  18h45 – 19h30, Empresas, Novos Caminhos, Responsabilidade Ambiental 
Reflexões e caminhos para as empresas baseados na responsabilidade socioambiental. Como os negócios podem gerar oportunidades de satisfação aos consumidores indo além do produto e gerando impacto positivo?
GLICÍNIA SETENARESKI – Designer do Casulo Feliz
ROMAIN MICHEL – Diretor Criativo da Tudo Bom Brasil

Localização:
Palácio das Convenções do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo

Mais informações em:

http://www.gotexshow.com.br

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *