SOMOS TODOS CHICO – Dia Nacional em Defesa do Velho Chico

Vire carranca em defesa do Velho Chico! 


O Dia Nacional em Defesa do Velho Chico é comemorado neste dia 03 de junho para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de revitalização do rio São Francisco. Este é o segundo ano consecutivo em que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) promove a campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”.
O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e de toda a América do Sul. Ele corre por 521 municípios em 5 estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e está sendo severamente afetado pela crise hídrica brasileira, que atinge fortemente os cerca de 15,5 milhões de moradores da bacia do São Francisco.

As quatro regiões fisiográficas da bacia sofrem com grandes problemas como assoreamento, desmatamento, ausência de um plano de saneamento por parte dos municípios, além da baixa vazão nos reservatórios da calha do rio e uma grande mancha escura que recentemente se proliferou pelo Velho Chico ao longo de 30km de extensão no estado de Alagoas.

“Ainda não estamos preparados para as mudanças climáticas e chegou a hora de agirmos. Recomposição das matas ciliares, conscientização da população, mudança da matriz energética da região do Rio São Francisco são soluções para mitigar essa crise.” – disse Anivaldo de Miranda Pinto, presidente do Comitê.
Saiba mais sobre essa importante causa e vire carranca em defesa do Velho Chico! http://virecarranca.com.br/
____________________________________________________

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.


Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *