O movimento global que redefiniu os negócios sustentáveis: conheça o Sistema B

Em nosso primeiro post da Semana Temática de Tecnologia e Inovação, vimos que existem empresas que estão preocupadas com o impacto socioambiental e que por isso buscam soluções para melhorar essa relação.

Empresas que utilizam o poder de mercado para encontrar não só para o lucro financeiro, mas também soluções para questões sociais e ambientais.

Esse comportamento tem se reproduzido em escala global, compondo um movimento que está redefinindo o conceito de negócios sustentáveis. E buscando unificar e fortalecer essas empresas, nasceu em 2006, nos Estados Unidos, o conceito de B Corps, as Empresas B, onde o “B” está relacionado aos benefícios sociais que as empresas podem oferecer.   No Brasil, o Sistema B chegou no ano de 2013.

Mas o que é o Sistema B? Sistema B é mais que uma ONG ou empresa. É um movimento global que além de identificar e certificar empresas que utilizem seu poder de mercado para solucionar problemas socioambientais, busca criar e fortalecer alianças estratégicas a partir de uma comunidade formada por empresas B (compradores, políticos, líderes de opinião, acadêmicos e investidores).

 

O grande objetivo do Sistema B é mudar a percepção de negócios pelas empresas e, consequentemente, pela sociedade. Essa transformação vai muito além da imagem da empresa, ela diz respeito a identidade, a absorção do conceito de ser uma empresa melhor para o mundo em oposição ao modelo de negócios voltados apenas para o benefício da própria empresa e de seus acionistas.

Mas o que é preciso para ser uma empresa do Sistema B? Uma empresa que faz parte do Sistema B tem altos padrões de gestão e transparência, além de gerar benefícios sociais e ambientais. Também é preciso realizar a alteração do estatuto social da empresa, inserir duas cláusulas que dizem que ela se compromete a gerar benefícios para a comunidade e não apenas para seus acionistas. A empresa se compromete em ser uma empresa para o mundo, o que significa uma mudança de paradigma de mercado.

As empresas também passam por uma avaliação rigorosa em que é preciso alcançar uma pontuação mínima entre as 160 perguntas disponibilizadas. A manutenção do selo ocorre a cada dois anos e a empresa precisa provar que suas práticas e políticas de sustentabilidade estão avançando.

Já são mais de 2000 empresas certificadas com o selo de Empresa B ao redor no mundo. No Brasil, apesar de termos poucas empresas com a certificação, ocorreu um fato que representou uma grande esperança no mundo corporativo. A maioria das empresas certificadas são empresas de pequeno e médio porte, fato que mudou quando a Natura conquistou o selo de Empresa B em 2014, se tornando a primeira empresa de grande a fazer parte do Sistema B.

 

Confira abaixo a lista com as empresas brasileiras que fazem parte do Sistema B.

4You2, 99jobs.com, Alaya, AMATA, AMMA Chocolate, Aoka, Araruna Filmes, Asta, Avante, Baluarte Cultura, Broota, Caos Design, Carioteca, Casa do Futuro, CAUSE, CBPAK, ComBio Energia, Courrieros, Daterra, Din4mo, EcoSocial, eCycle, Eureciclo, Fazenda da Toca, Flavia Aranha, Fomenta, Granato, Grupo Gaia, Geekie, Indi.us, InsectaShoes, Já Entendi, Juçaí, Mãe Terra, Maria Farinha Filmes, MateriaBrasil, Mayra Abucham, MOV, Move Social, MOVIN, Natura, NEWINC, Oficina da Sustentabilidade, Okena, Papel Semente, PlanoCDE, Práxis Socioambiental, Quíron, Raízes, Recicladora Urbana, SOS Dental, Suindara, TC Urbes, TECVOLT, TriCiclos, Turbo Aceleradora, Unite, Vanessa Montoro, Via Gutenberg, Vox Capital, YouGreen e ZEBU Mídias Sustentáveis

Para saber mais sobre o processo de certificação do Sistema B, basta acessar o link a seguir http://sistemab.org/como-me-sumo

É importante estar atento a essas mudanças para que as verdadeiras transformações ocorram e as empresas exerçam um papel de agente de transformação socioambiental.

 

 

 

Clique aqui para ler mais artigos de Nathália Abreu

 

3 comments

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *