Bicicletas e Código de Trânsito Brasileiro: direitos e obrigações

Imagem: Transporte Ativo

Entenda suas obrigações e direitos para pedalar com mais segurança.

O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) está em vigor desde 1997 e nesses 20 anos muita gente ainda desconhece seu conteúdo. O CTB possui inúmeras leis que, em teoria, deveriam resguardar a segurança do ciclista.

Além disso, o mesmo código também cria uma série de obrigações de conduta para os ciclistas, como respeitar a sinalização de trânsito e circular na mão correta de direção.

 

Já os motoristas devem seguir regras para evitar acidentes. A principal delas é manter distância lateral de pelo menos 1,5 metros da bicicleta, e reduzir a velocidade ao passar pelos ciclistas, respeitando sempre a sinalização das faixas destinadas a eles. Entre ciclistas e pedestres, o pedestre tem a preferência.

Imagem: Pedal

O CTB de Bolso nasceu de uma apresentação para informar ciclistas sobre seus direitos e deveres no código, foi adaptada e se transformou em um pequeno guia que pudesse ser colocado no bolso e levado sempre junto com a bicicleta. Ele é uma versão resumida da legislação de trânsito brasileira.

Imagem: Transporte Ativo

O CTB de Bolso está disponibilizado para download em 3 versões: CTB de Bolso versão em pdf, Versão para dispositivos móveis e Versão impressa. Para baixar, basta clicar nos links.

Já foram mais de 180 mil livretos impressos e distribuídos, mais de 125 mil downloads da versão em PDF e mais de 10 mil do aplicativo para Android.

Imagem: Pedal

Lembre-se sempre de obedecer às regras e pedalar de forma segura!

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *