Gerando energia solar e impacto positivo para comunidades – Conheça a Insolar

Projeto de instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia solar na Creche Mundo Infantil, na comunidade do Santa Marta – RJ.

E quem disse que para gerar impactos positivos em determinados lugares é preciso ser exatamente da área em que se deseja atuar? Henrique Drumond e Michel Baitelli, um administrador e um economista, sócios fundadores da startup Insolar estão mostrando que a vocação e o desejo de democratizar o acesso à energia solar vão além da formação acadêmica.

Fundadores Insolar
Michel Baitelli e Henrique Drumond, sócio fundadores da startup Insolar. / Imagem: Projeto Draft

Nascida da paixão por energias limpas e do desejo de trazer benefícios para comunidades de baixa renda afetadas pela vulnerabilidade das fontes de energia, a jovem startup Insolar é hoje um negócio social exemplo na geração de impacto socioambiental.

Insolar
Imagem: Insolar

Apesar da empreitada ter sido repleta de desafios, afinal a área de geração de energia solar é bem técnica, Henrique e Michel não desistiram do propósito de criar um negócio social que além da economia nas contas de luz, levaria capacitação técnica para os moradores de comunidades carentes. Foi através do apoio do programa Iniciativa Jovem da Shell, que incentiva o empreendedorismo sustentável, que a Insolar decolou. O modelo de negócio da startup suscitou o interesse da Shell global, e  por conta disso a Insolar foi convidada a participar do Programa #makethefuture.

Capacitação Técnica 1
Imagem: Insolar
Capacitação Técnica 2
Imagem: Insolar

O projeto piloto da startup foi desenhado e implantado na Creche Mundo Infantil, na comunidade do Santa Marta – RJ, através do modelo de cofunding, sendo financiado pelo Consulado da Alemanha, ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e Sitawi Negócios do Bem. Além da instalação de painéis fotovoltaicos, a creche – administrada por mulheres da própria comunidade – também recebeu lâmpadas de LED mais eficientes que as lâmpadas comuns que eram utilizadas.

A Insolar realiza um trabalho de consultoria que engloba todo o processo, desde a busca por financiadores até o relacionamento com a comunidade local, passando pela assessoria na execução do projeto e o contato burocrático com as empresas distribuidoras de energia elétrica. O intuito é também utilizar a implementação da energia solar em benefício da educação ambiental, introduzindo temas como ecologia, eficiência energética e sustentabilidade em oficinas destinadas à comunidade.

Insolar
Imagem: Insolar
Insolar
Imagem: Insolar

Além dos projetos voltados para a área social a Insolar também realiza planejamento de projetos de energia solar para estabelecimentos privados de todo o país, como por exemplo, empresas e residências. O interessante é que uma parcela dos lucros obtidos com as instalações particulares é direcionada a um fundo destinado à instalação de placas solares em comunidades de baixa renda.

Para conhecer mais sobre a Insolar:
Acesse o site, clicando aqui.
Visite a página do Facebook, clicando aqui.
Conheça o perfil no Instagram, clicando aqui.

Com informações de: Insolar, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Projeto Draft e Super Interessante.

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *