Meio AmbienteSemana Temática

Dia do Meio Ambiente – O que essa data representa para você?

Destaque

Instituído em 1974, como Dia Mundial do Meio Ambiente, o dia 5 de junho tem como principal função sensibilizar pessoas, organizações e países sobre a necessidade de proteção à natureza.

Poderia escrever um texto mostrando como a data foi criada, a importância que esse assunto representa para agenda global e como é importante preservar a natureza. Mas, vamos ser sinceros, se não trouxermos esse assunto para nossas vidas, para nosso cotidiano, de pouco adiantará passar tantas informações.

Então, deixo aqui algumas questões para começarmos essa amigável conversa:

O que o Dia Mundial do Meio Ambiente representa para você? Qual a prioridade dessa temática em sua vida? O que você entende como meio ambiente? E como você enxerga a natureza?

Bem, vamos desconstruir algumas visões que podem atrapalhar, de alguma forma, nosso entendimento e familiaridade com a discussão.

Primeiríssimo tópico: Natureza!

Quando falamos em natureza, o que geralmente nos vem em mente é algum tipo de cenário, paisagem ou território distante de nossa realidade, representado por fauna e flora exuberantes, como, por exemplo, florestas, savanas, animais, ilhas paradisíacas, corais marítimos, unidades de conservação, parques estaduais ou municipais.

Temos a tendência de distanciar a natureza de nossas vidas, imaginando-a como algo remoto, que muitas vezes pode ser intocável ou mesmo que demanda algum tipo de cuidado e proteção urgente. Naturalizamos esse entendimento e, dificilmente, nos consideramos como parte dela, ainda que representemos uma de suas menores partes.

Como os impactos ambientais afetam nossa vida?

Fora o fato de que sem meio ambiente não há condições para vida no planeta, cada um dos impactos ambientes, de alguma forma influenciam em nosso modo de viver.

O desmatamento, mesmo que realizado distante de nossa área de vivência, impacta nossa qualidade de vida. Junto à devastação de biomas, já que, o desmatamento não afeta apenas a flora da área desmatada, mas, também, sua fauna e a forma de interação daquela região. O desmatamento desestabiliza os solos, o regime de chuvas e gera diversos outras consequências que mesmo os que vivem em áreas completamente urbanizadas sentem.

O aquecimento global, provocado principalmente pelo acúmulo GEE – gases de efeito estufa em nossa atmosfera, como por exemplo, o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4), resultantes de atividades antropogênicas [1] afeta não só a qualidade do ar da região poluidora, mas provoca efeitos como o aumento da temperatura no planeta. Neste ponto, alguns devem estar pensando “O que o aumento de 1ºC ou 2ºC na temperatura pode afetar o planeta?”. Além do aumento do nível dos mares devido ao degelo das calotas polares, a temperatura dos oceanos também está em gradual elevação, fato este que pode afetar na intensidade de eventos climáticos como tempestades, ciclones, furacões e tufões.

A poluição dos mares e oceanos é outro impacto que afeta consideravelmente nossa qualidade de vida além de ameaçar a biodiversidade marinha. E um dos principais vilões da vida marinha é um material que habitualmente consumimos todos os dias, o plástico! Para saber mais sobre como o plástico afeta e ameaça a vida na Terra, clique aqui.

Agora que temos uma pequena noção do quanto é importante a preservação do meio ambiente, vamos falar sobre o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente escolhido pela ONU Meio Ambiente para este ano #AcabeComAPoluiçãoPlástica.

Acabe com a Poluição Plástica!

A poluição plástica é considerada uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde. Mesmo assim, os números da produção e descarte incorreto deste material não param de crescer. Mais plástico foi produzido na última década do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas até 5 trilhões de sacolas plásticas em todo o planeta [2].

Todo esse plástico acaba se destinando aos mares, rios e oceanos, se tornando lixo marinho e ameaçando diretamente a vida marinha. Para se ter noção da gravidade deste problema, caso não mudemos nossos hábitos de consumo e descarte até 2050 haverá mais plástico que peixes nos oceanos.

Buscando difundir a temática da Campanha #MaresLimpos e incentivar uma mudança nos hábitos de consumo de plásticos descartáveis foi  lançado pela ONU Meio Ambiente o jogo global #AcabeComAPoluiçãoPlástica.

É muito simples participar! Decida qual mudança você vai adotar em seu dia a dia para acabar com a poluição plástica, tire uma selfie ou grave um vídeo mostrando sua nova escolha, marque três pessoas/organizações/empresas para desafiá-las e use as hashtags #AcabeComAPoluiçãoPlástica e #DiaMundialdoMeioAmbiente em seus posts. Lembre-se de mencionar a @ONUMeioAmbiente no Facebook ou Twitter.

Com informações: ONU Brasil.

[1] Atividades humanas como, por exemplo, o deslocamento por transportes movidos a combustível fóssil.
[2] Informações ONU Brasil.

 

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *