Saúde

2019 também te engoliu?

Conversando com muitas pessoas ultimamente, percebi um sentimento relativamente comum: “Nossa, esse ano foi muito pesado”.

Se você for uma pessoa minimamente preocupada com questões socioambientais, o ano deve ter sido especialmente difícil para você também. Brumadinho, agrotóxicos sendo liberados a cada dia, óleo nas praias do Nordeste, Amazônia em chamas e o desmoronamento de instituições e políticas ambientais. É inevitável não se abalar com tudo isso.

Imagem: Creative Commons

Mesmo com a pausa dos recessos e festas de final de ano, 2020 ainda não apresenta perspectivas de ser muito diferente. Sendo assim, estou buscando algumas estratégias para tentar não ser tão engolida novamente.

Autocuidado

Pessoas ativistas e ambientalistas se preocupam muito com o bem-estar coletivo e com o planeta todo, e, muitas vezes, se esquecem de cuidar de si mesmas. Não salvaremos o mundo se nossa própria saúde, mental e física, estiver comprometida. Academia, meditação, terapia, cuidar de uma horta, qualquer coisa que proporcione autocuidado será útil para 2020.

Imagem: Creative Commons

Coletivos

O encontro com outras pessoas que compartilham o mesmo propósito é algo que me fortalece bastante. É importante nos conectarmos, trocarmos, compartilharmos e nos sustentarmos coletivamente para os desafios que ainda virão.

Estudo

O conhecimento, a ciência e a educação andam sendo muito negligenciados em alguns espaços. No entanto, ainda segue sendo uma das nossas principais forças. A busca pelo conhecimento e por cada vez mais estudo não pode estar de fora das prioridades para o próximo ano.

Imagem: Creative Commons

Comunicação Não Violenta

O diálogo sempre foi e sempre será um recurso essencial nas transformações urgentes e necessárias. Em uma sociedade polarizada, é importante fortalecemos a comunicação não violenta, a empatia e o respeito.

Inspiração

Em tempos repletos de desafios, buscar inspirações positivas pode ser um grande conforto e fonte de energia. Para aqueles que estão conseguindo realizar coisas boas em meio ao caos, é importante compartilhar suas conquistas para servir de inspiração a outras pessoas.

Imagem: Creative Commons

Sou uma pessoa muito positiva, otimista e que acredita no amor, no altruísmo e que as coisas vão melhorar. Ainda assim, esse ano me impactou bastante e precisei criar estratégias para não perder minha energia para seguir em frente.

Vamos nos fortalecer juntos? Quais têm sido suas estratégias?

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *