ConsumoEcodesignSemana Temática

Cafeteria feita de Papelão Reciclado? Ela já existe e fica em Mumbai, na Índia

Uma cafeteria feita de papelão reciclado? Por mais inusitada que a ideia possa parecer, ela já é uma realidade! Localizada em Mumbai, na Índia, a Cardboard Bombay é uma cafeteria que utiliza papelão reciclado em boa parte de suas instalações: cadeiras, mesas, luminárias e até mesmo nas paredes onduladas.

A Cardboard Bombay é um ótimo exemplo de como ações para conter a emergência climática podem ser realizadas em nossas vidas. A escolha pelo papelão para reuso e reciclagem com ajuda de ecodesign mostra como a sustentabilidade pode ser pensada em um modelo de negócios e não apenas como ações pontuais em empresas ou como um setor que dificilmente se comunica eficazmente com os demais setores de uma empresa.

Imagem: Mrigank Sharma/Divulgação

Yung e Bhavvna Dhanani, socio-fundadores da Cardboard Bombay, queriam unir sustentabilidade, criatividade e originalidade em seu empreendimento e por isso procuraram o escritório de arquitetura NUDES, especializado na criação de ambientes inovadores com a utilização de materiais inusitados como o papelão. Nuru Karim, fundador, arquiteto e designer principal do NUDES, desenvolveu o projeto juntamente com sua equipe em um processo que levou ao todo 7 meses para ser finalizado.

A escolha pelo uso de papelão 100% reciclado e biodegradável foi segundo entrevista de Naru ao site Condé Nast Traveler a oportunidade de “inovar com um material muito humilde que muitas pessoas usam para embalagem e, portanto, com a idéia de usar o método ‘Matriz Paramétrica’ para dar maior grandeza ao material”. Sustentabilidade, versatilidade, durabilidade e capacidade de absorção de sons também foram outros importantes fatores para a escolha do papelão por Naru, já que, esses fatores se demonstraram essenciais para o ambiente de uma cafeteria. Após intensas pesquisas de protótipos e testes de exposição à água, umidade e mudanças de temperatura com o material, iniciou-se a fase de montagem das peças (essa parte do projeto foi a que demandou mais tempo, ao todo 4 meses dos 7 meses totais de desenvolvimento do projeto).

Imagem: Mrigank Sharma/Divulgação

Você deve estar se perguntando: “Como é possível o uso de papelão em um ambiente que trabalha com líquidos?”; “O papelão resiste a exposição à água e outras bebidas?”; “Não vai molhar?”.

Graças à impermeabilização com cera, as superfícies das mesas não absorvem água ou qualquer tipo de líquido que seja derramado. Essa camada de cera também permite que todo o ambiente da cafeteria esteja sempre limpo e higienizado, já que, não há problemas para a limpeza.

Além disso, a cafeteria Cardboard Bombay tem um incrível efeito visual e a ilustradora Tanya Eden foi a responsável por isso. Para tal ela usou ondas e formas sinuosas nas cadeiras, paredes e luminárias, criando a sensação de movimento por toda a cafeteria.

E não para por aí! A Cardboard Bombay também é especializada em servir refeições orgânicas e de origem local, fortalecendo a economia local e respeitando o ciclo natural de produção agrícola.

Imagem: Mrigank Sharma/Divulgação

Incrível essa cafeteria, não é mesmo? Já estamos com vontade de conhecê-la! E você?

Para saber mais sobre a cafeteria Cardboard Bombay acesse:

 

Para saber o escritório de arquitetura NUDES acesse:

 

Com informações de: Casa e Jardim, Condé Nast Traveler, Hacedores, QuokkaMag.

 

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *