ConsumoEcodesignTecnologia

Cápsulas de café feitas com 80% de alumínio reciclado – Nespresso aposta na Economia Circular

Há quem diga que o dia só começa após uma xícara de café. Este hábito faz do café um símbolo nacional e parte da rotina de milhões de brasileiros. Entre os tipos de café, o encapsulado vem ganhando espaço com cerca de 1,5% do total consumido no país, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Esse percentual foi responsável por mais de 11 mil toneladas de cápsulas descartadas em 2018. Mas calma! A boa notícia é que a taxa de reciclagem das cápsulas vem crescendo de forma contínua. A empresa Nespresso, por exemplo, avançou de 8,6% em 2016 para 23% em 2019.

Nesse sentido, a Nespresso, empresa líder na categoria de café em cápsulas, lidera também o movimento por uma economia cada vez mais circular. Ao optar por utilizar apenas cápsulas feitas inteiramente de alumínio em seus produtos, a empresa deu um importante passo, pois o alumínio é um material altamente reciclável podendo ser refundido e reutilizado inúmeras vezes, além de ser excelente para conservação do aroma e do sabor do café. Assim, unindo qualidade e responsabilidade, a Nespresso anunciou recentemente que suas cápsulas serão produzidas com 80% de alumínio reciclado.

Imagem: Divulgação Nespresso.

A utilização de alumínio reciclado traz outro ponto positivo: menos utilização de energia e uma significativa redução da pegada de carbono. Sabia que reciclar o alumínio exige 95% menos energia do que a produção de alumínio virgem? Além disso, o material tem um bom valor no mercado de recicláveis e, com destinação correta, pode voltar à sua cadeia de valor.

E não para por aí! A meta da Nespresso é ambiciosa: até o final de 2021, todas as suas cápsulas da linha doméstica serão fabricadas com 80% de alumínio reciclado.

Imagem: Divulgação Nespresso.

Seguimos em uma jornada constante de melhoria de nossos processos para oferecer soluções cada vez mais sustentáveis aos nossos consumidores e essa conquista marca um momento significativo para o nosso negócio no mundo, diz Claudia Leite, Head de Criação de Valor Compartilhado, Cafés e Comunicação Corporativa da Nespresso no Brasil.

Claudia Leite, Head de Criação de Valor Compartilhado, Cafés e Comunicação Corporativa da Nespresso no Brasil. / Imagem: Divulgação Nespresso.

É importante destacar que o sucesso dessa iniciativa está diretamente relacionado ao bom funcionamento da logística reversa das cápsulas de café, que implica na responsabilidade compartilhada para que o resíduo retorne ao ciclo produtivo. Ou seja, é de extrema relevância a colaboração entre empresa, parceiros, consumidores e cooperativas de catadores para a correta destinação das cápsulas, para reduzir o impacto ambiental e aumentar a circularidade do alumínio.

Buscando novas formas de aumentar a capilaridade de sua logística reversa, a Nespresso implementou uma série de medidas que vão desde o aperfeiçoamento da área operacional até o estímulo de ações voltadas para a responsabilidade social. Como é o caso da ampliação da capacidade de seu centro de reciclagem que separa mecanicamente, sem uso de água, a borra de café do interior das cápsulas do alumínio.

Centro de Reciclagem da Nespresso em São Paulo. / Imagem: Divulgação Nespresso.

Além disso, a empresa também fechou parceria com 50 cooperativas de reciclagem na região metropolitana de São Paulo e em 23 outras cidades, dentre as quais: Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Recife, Salvador, Ribeirão Preto, Piracicaba e Goiânia. Essa expansão é um excelente e importante passo, pois além do impacto social ao gerar renda para as cooperativas, esta parceria diminui a exploração de recursos naturais e permite ao alumínio retornar à sua cadeia de valor.

Lembrando que a responsabilidade compartilhada é fator essencial para a logística reversa, devemos ressaltar aqueles que possuem um papel primordial nesse processo: os consumidores. E para colaborar é bem simples! Basta acessar o site da empresa e buscar pelo ponto de coleta das cápsulas de café mais próximo. Você também pode consultar os mais 170 pontos de coleta por todo o país clicando aqui.

Imagem: Divulgação Nespresso.

E para os consumidores que não encontrarem um ponto de coleta próximo ou cooperativas parceiras, a empresa recomenda que o descarte das cápsulas seja feito através da coleta seletiva ou de uma cooperativa de confiança para que as cápsulas possam ser recicladas.

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *