XII Jogos Dos Povos Indígenas

Lançado em Cuiabá (MT), pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que será sediado na capital mato-grossense. O evento, que tem importância social e esportiva, é uma iniciativa do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), e realizados com o apoio do Ministério do Esporte.

A edição deste ano deve reunir cerca de 1,6 mil índios representantes de 48 etnias brasileiras. A participação vai superar o recorde da última edição, em Tocantins, em que 1,4 mil índios de 39 etnias marcaram presença. Serão convidados também 16 países das Américas, incluindo o Canadá e a Guiana Francesa.


As delegações disputarão dez modalidades esportivas e tradicionais presentes no cotidiano das aldeias. Arco e flecha, corrida de tora, natação, canoagem e arremesso de lanças são algumas delas.

Os Jogos dos Povos Indígenas acontecerão no Jardim Botânico, na cidade, de 10 a 18 de outubro de 2013, e contará com a parceria do governo de Mato Grosso, da prefeitura da capital e da Universidade Federal do Mato Grosso.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, comentou a relevância dos índios para a formação da sociedade brasileira. “Nós precisamos fazer todo o esforço para reconhecer nossa dívida com as populações indígenas, que ajudaram a criar nosso País”, disse. “Os Jogos, mais do que um reconhecimento, são um tributo, uma manifestação de carinho”, concluiu.


Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *