Onde descartar lâmpadas fluorescentes?

Antes de saber, 

conheça um pouco sobre a lâmpada fluorescente
e os perigos de seu descarte incorreto

Apesar da praticidade, durabilidade e economia da lâmpada fluorescente, no interior dela existe um componente químico muito perigoso à saúde: o mercúrio, um metal pesado e tóxico. Devido a ele, o descarte da lâmpada se torna muito complicado.

Os riscos do mercúrio

Além de mercúrio, há também a presença de chumbo na composição das lâmpadas fluorescentes. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o valor máximo de mercúrio que pode estar concentrado em uma unidade é de 100mg (miligramas) de mercúrio por quilo do resíduo. O contato com a substância em níveis mais altos pode gerar sérios problemas de saúde.


O maior problema acontece quando a substância é inalada, ainda mais se a quantidade de mercúrio elementar[1] for grande, o que pode causar problemas neurológicos e até hidragirismo (intoxicação que causa tosse, dispnéia[2], dores no peito e outros problemas mais graves).

Na questão ambiental, quando o mercúrio é despejado de maneira irregular em rios, por exemplo, ele volatiza e passa para a atmosfera, causando prováveis chuvas contaminadas. Pode acontecer também de microrganismos absorverem o mercúrio, tornando-o orgânico em vez de metálico. Animais aquáticos e plantas podem reter o mercúrio e assim contaminar o meio ambiente sem que exista chance de erradicação.


E se quebrou?

Fique atento! Antes de limpar a área, a primeira coisa a fazer é retirar do local as crianças e os animais, além de não deixar que ninguém toque no material.

Ventilar o ambiente também é importante. Por isso, janelas e portas devem ser abertas o mais rápido possível. Para retirar os cacos, use luvas e os coloque em um saco plástico que possa ser lacrado para limpar os pequenos pedaços em pó. Use fitas adesivas e papel toalha umedecido para limpar os últimos resíduos que podem passar despercebidos.

Se a lâmpada fluorescente se quebrou em cima de roupas de cama ou qualquer outro tipo de material que tenha contato direto com o corpo, esta peça não pode mais ser utilizada, mesmo após lavagem! Ela tem que ser descartada, pois o contato com mercúrio já a inutilizou. No caso de se cortar com os cacos de vidro, procure assistência médica o mais rápido possível!

Descarte especializado

Processos realizados em locais especializados são responsáveis por retirar o mercúrio das lâmpadas fluorescentes, eliminando assim a possibilidade de contaminações ambientais e intoxicações. Por isso, o descarte deve ser bem feito, procurando os lugares certos, isolando o material em caso de quebra e avisando sobre o conteúdo entregue.

Não deixe que este material seja levado para aterros comuns. Muitas embalagens deste tipo de lâmpada avisam se o produto é reciclável. Para achar locais que aceitam lâmpadas fluorescentes, acesse a seção de busca de Postos de Reciclagem da eCycle, selecione a opção “Lâmpadas” e encontre o local mais próximo de você.


[1] O mercúrio elementar (Hg0) é um líquido de elevada tensão superficial, inodoro e de coloração prateada. 
[2]  Dificuldade em respirar, acompanhada de uma sensação de mal-estar.


Fonte: eCycle e http://reginagorni.sites.uol.com.br/Mercurio.htm 

2 comments

  1. como disse o rapaz bla bla bla mas ninguem me disse onde descartar as lampadas moro em nova iguaçu sera q nao tem nenhum posto pra gente decartar essas lampadas? alguem me ajude……………..

  2. Já conhece a empresa Escolha Ecológica?

    A empresa visa implantar processo de descontaminação de lâmpadas para atender a lei estadual do estado do Rio de janeiro 5.131. Os Fabricantes e importadores de lâmpadas no Brasil ingressam no mercado entre lâmpadas novas e lâmpadas trocadas, um total de 180.000.000 (cento e oitenta milhões de lâmpadas) por ano no mercado sendo 40.000.000 (quarenta milhões) de lâmpadas queimadas trocadas. É indiscutível a eficiência e os ganhos trazidos à sociedade com a disponibilidade das lâmpadas de vapor de mercúrio. Estes ganhos se traduzem em economia financeira e energética, principalmente, estes ganhos quase de maneira inversa vêm nos prejuízos a saúde para aqueles que têm contato com o mercúrio contido nestas lâmpadas após estarem queimadas mal destinadas ou quebradas em uso.
    O “Papa Lâmpadas” é o sistema apresentado como solução para implantação, que muito contribuirá para o trabalho de melhoria na condição do meio ambiente e vida, agindo para destinar corretamente as lâmpadas queimadas geradas em todas as situações.
    Avenida Waldomiro Peres Gonçalves, nº 1020 – Paraiso – Barra Mansa – RJ
    CEP. 27333-002 – TEL./FAX: (0xx24) 3343-5090 ou 78362766 – CNPJ: 10.746.367-0001-02
    http://www.escolhaecologica.com.br – e-mail: atendimento@escolhaecologica.com.br
    Att,

    Paula Regina
    Setor Comercial
    24 33435090
    comercial@escolhaecologica.com.br

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *