Locomoção sustentável

Quando é mais atrativo usar a bicicleta ao carro

Você é daquelas que pega o carro para comprar o pão na padaria? Chegou a hora de mudar de estilo de vida trocando o carro pela bicicleta. A magrela é uma alternativa sustentável aos veículos motorizados, já que não polui o ar e não utiliza combustível, sem contar que irá ajudá-la a manter a boa forma. Além de poupar seu dinheiro, também poupa seus pulmões do ar contaminado das grandes cidades. E saiba que você vai inalar menos ar poluído na bicicleta. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto do Coração, motoristas inalam mais poluição dentro do carro do que em cima de uma bicicleta.
Gostou dos benefícios? Então, confira as dicas:
Troque o carro pela bicicleta
“É cada vez mais comum trocar o automóvel pela bicicleta. As justificativas são muitas e vão desde a preservação do meio ambiente ao bem-estar da prática de uma atividade física. Os benefícios são tantos que é fácil perceber porque as bicicletas trocaram o status de brincadeira de criança para meio de locomoção de muitos adultos, seja para ajudar nas pequenas compras ou no deslocamento diário pela cidade.”
Utilize a bicicleta para fazer compras
“Prepare a bicicleta para carregar suas coisas, pois assim ela se tornará um meio eficiente para levá-la ao trabalho ou a qualquer outro lugar. Um bagageiro traseiro (garupa) ou uma cesta na parte da frente é suficiente. Ter capacidade de carga também é útil para eventuais compras no caminho de casa.”
Pequenas distâncias
“Evite usar o carro para ir a lugares próximos de casa. Ir a pé ou de bicicleta, além de não poluir e gastar combustível, é um excelente exercício! Já foi comprovado através de diversos desafios intermodais – em que vários usuários realizam o mesmo trajeto com diferentes meios de locomoção – que nas cidades grandes, onde o tráfego de veículos é intenso, a bicicleta é o modo mais rápido de locomoção. Enquanto, veículos maiores ficam presos em engarrafamentos de diversos tamanhos, as bicicletas fazem qualquer trajeto de maneira mais rápida. Mas atenção: respeite sempre os sinais de trânsito, eles valem para os ciclistas também!”
Rodízio de carros entre amigos
“Organize caronas no seu trabalho/escola ou proponha um rodízio de carros entre seus vizinhos ou colegas de trabalho. Cada pessoa que deixar o carro na garagem duas vezes por semana deixará de emitir 700 Kg de poluentes por ano.”
Opte pelo transporte coletivo
“Sempre que possível, opte pelo transporte coletivo: ônibus, metrô e trem. Além de mais barato, polui menos que o carro e ajuda no descongestionamento das cidades.”


Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *