ENERMIN 2012 coloca Brasil no centro das discussões sobre gestão de energia na mineração

Entre os dias 10 e 12 de setembro, Salvador recebe importantes nomes da mineração e da pesquisa acadêmica para abordar um assunto estratégico para o setor: a gestão energética. O tema será discutido em escala mundial no 2º Seminário Internacional de Gestão de Energia na Indústria da Mineração – ENERMIN 2012, trazido para o Brasil pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração.
“Este é um debate pioneiro no país e de necessidade crescente. O desafio é aumentar a eficiência energética, diminuir os custos e estimular os estudos e a implementação de tecnologias de uso sustentável. Buscamos agregar projetos e ideias de boa gestão de energia de diversos lugares do mundo”, explica o Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin, que integra o Comitê Executivo do ENERMIN 2012.
Por isso, esta segunda edição do evento abrange temas de grande interesse social, como a busca por sustentabilidade na indústria, o transporte eficiente dos minerais, o uso de biocombustíveis e a preocupação com as mudanças climáticas e emissão de gases. 
O intercâmbio de conhecimentos é um dos principais focos do ENERMIN, realizado em parceria com a Gecamin – Conferencias para La Mineria do Chile, a JKtech SMI Technology Transfer e a Universidade de Queensland, na Austrália. A partir da seleção rigorosa de estudos acadêmicos, o seminário vai apresentar painéis e sessões técnicas que agregam conhecimentos aplicados em todo o mundo. Lateralmente, o evento contará com sessões plenárias e discussões com a participação de entidades e autoridades convidadas.
Entre os estudos aprovados na fase de seleção, estão experiências de países como Brasil, Austrália, Chile, Colômbia, Argentina, Irlanda, Suécia, Canadá e do Reino Unido. Os objetos de pesquisa vão desde modelos de gestão energética a análises de desempenho no uso de novas tecnologias. O seminário terá interpretação simultânea inglês-espanhol-português.
Mais informações no hotsite: http://www.enermin2012.com

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *