10 dicas para ser mais sustentável com a ajuda da internet

Ler notícias, saber as novidades dos amigos, atualizar as várias redes sociais são atividades comuns que a maioria das pessoas fazem todos os dias quando acessam a internet. Mas, além disso, tudo, essa ferramenta do mundo moderno pode ser uma boa aliada na hora de tornar a sua rotina mais sustentável. Quer saber como? Então, se liga nessas 10 dicas:
Faça compras online
Use a internet para fazer compras no supermercado, na livraria e até mesmo em lojas de roupas. Com isso, você poupa tempo e combustível – tanto seu quanto do entregador, já que as entregas são, geralmente, feitas de modo sincronizado e com um único veículo.
Banco na internet
Todos os bancos já oferecem serviços online. Então, aproveite! Faça transações, pague contas e controle seu extrato pela internet. Assim, há menos gasto com papel, redução do lixo e ainda é mais seguro, já que evita que você saia com uma boa grana do banco e corra o risco de um assalto.
Reuniões pelo computador
Use a tecnologia a seu favor e resolva o que puder pela internet. Troque e-mails, faça teleconferências e use um telefonema em viva-voz para substituir uma reunião ao vivo. Reuniões, treinamentos, demonstrações e workshops online já são realidade nas empresas que querem evitar custos e deslocamento dos participantes.
Seja um voluntário na web
Se a correria é um problema na hora de ajudar o próximo, uma nova modalidade de voluntariado tem ganhado cada vez mais adeptos: a online. Os voluntários de internet usam a ferramenta para mobilizar pessoas, fomentar ações sociais e divulgar conteúdos nas redes.

Use guias de turismo online
Aplicativos turísticos para celular, guias online e GPS podem ser uma boa alternativa ao tradicional guia de viagens. Neles, é possível encontrar dicas de pontos turísticos, hospedagem, roteiro dos melhores restaurantes e até previsão do tempo.
Leia livros eletrônicos
Aqui seguimos a mesma lógica. Evite gastar papel, salve alguns milhares de árvores e não deixe que um livro acabe no lixo. Livros digitalizados podem ser baixados e visualizados na tela de um computador ou de um player de e-books, que tem iluminação regulada e torna a leitura mais confortável.
Compre músicas online
Se você não é um apaixonado colecionador de vinil ou cd, que tal investir cada vez mais no download de músicas? Além de mais rápido e prático, isso evita todos os gastos com a produção, distribuição e descarte de CDs, capas, encartes e por aí vai. E ainda tem mais uma vantagem: nesse caso, você pode baixar apenas as suas favoritas do álbum.
Use catálogos digitais
Você já prestou atenção em quanto papel tem uma lista telefônica? Agora, imagine a soma do seu catálogo com o dos vizinhos e dos vizinhos dos vizinhos… Então, se for possível, prefira os catálogos telefônicos digitais. Essa é uma opção muito mais sustentável. Os mesmo serviços são oferecidos por telefone ou internet!
Diga não aos spams
Uma pesquisa feita por uma empresa de softwares detectou que a circulação de spams consome cerca de 33 bilhões de quilowatts hora por ano, o suficiente para suprir 2,4 milhões de casas com energia elétrica no mesmo período. Portanto, além de chatos, os spams não são nada sustentáveis! Evite!
Contribua com campanhas virtuais
Ativismo virtual. Pode parecer pouco dar retuítes ou curtir algo no Facebook, mas as redes sociais conseguem mobilizar milhares de pessoas em todo o mundo. Vale lembrar do movimento organizado em Londres feito por uma comunidade incomodada com a sujeira nas ruas da capital britânica. Então, que tal se engajar em campanhas virtuais?

Fonte: SWU

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *