Cidades SustentáveisEducaçãoSemana Temática

Feira Online de Emprego para Pessoas com Deficiência (PcD) – Oportunidade de Inclusão!

O desemprego vem assolando boa parte da população brasileira, segundo dados do IBGE publicados em 18 de setembro, já são 13,7 milhões de desempregados em todo país. Quando observamos os dados de empregabilidade para as pessoas com deficiência (PcD) – que correspondem a 24% da população brasileira, conforme dados do Censo 2010 – notamos que apenas 486.756 PcD estão empregados formalmente no país (ou seja, menos de 1%), de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2019.

Embora a inserção de Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho seja garantida por lei desde 1991 (Lei nº 8.213/1991), infelizmente, ainda é muito difícil que empresas cumpram o estabelecido pela lei, isto é, preencher parte do quadro de funcionários com pessoas com deficiência.

De acordo com o artigo 93 da referida lei, a empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência. A empresa que tenha até 200 empregados é obrigada a preencher 2% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência. Já a empresa que possua entre 201 a 500 funcionários precisa ocupar 3% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência. A empresa que possuir entre 501 e 1000 funcionários deve ocupar 4% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência. E empresas com mais de 1001 funcionários precisa ocupar 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.

Visando melhorar a situação de acesso a vagas e emprego para pessoas com deficiência (PcD), a Egalitê realizará um evento online nacional e gratuito.

Oportunidade de Emprego

A Inclui PcD é uma feira digital de emprego voltada exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcD) que acontecerá entre 21 e 28 de setembro de 2020. O evento online, devido ao cenário de pandemia que estamos atravessando, será gratuito tanto para as PcDs quanto para as empresas interessadas em ofertar vagas de emprego.

Imagem: Print do site Inclui PcD.

A data para o início do evento foi escolhida especialmente – o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e representa o objetivo da organizadora do evento: conectar os profissionais com deficiência às empresas que pretendem contratar. Para isso, haverá um chat direto entre candidato e empresa para que haja troca, esclarecimento de dúvidas e alinhamento.

Organizada pela Egalitê, startup de HRtech especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a feira já conta com mais de mil vagas cadastradas por empresas como: Magalu, Natura, Mercado Livre, Oi, Loreal Brasil, P&G, EDP, Grupo Dimed, J.P. Morgan e CSN, conforme informado por Guilherme Braga – fundador e CEO da Egalitê.

Além disso, a feira contará com conteúdos selecionados para auxiliar na busca de oportunidades de emprego e desenvolvimento de carreira e com palestras de especialistas como Michael Stein, Diretor Executivo do Programa de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência em Harvard, Djalma Scartezini, Senior Manager EY, Fernando Heiderich, do Instituto Meta Social, Dr. Kal, da Câmara Paulista de Inclusão, e a Luiza de Paula, do Instituto Rumo.

Se interessou? Saiba mais no site da Inclui PcD, clicando aqui. E acompanhe também pelas redes sociais:

 

Referências:

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *