Flor Gentil: Flores que iriam para o lixo alegram idosos em asilos de SP
Você imagina a quantidade de flores em ótimo estado que são jogadas fora diariamente após grandes eventos, como festas e casamentos? Milhares né? E se a gente te contar que existe uma iniciativa de voluntários que estendem a vida útil dessas flores descartadas e criam novos arranjos a serem distribuídos para aqueles que mais precisam de afeto e atenção?
Foi pensando no volume de flores descartadas e em espalhar um pouco amor àqueles que mais precisam que surgiu o projeto Flor Gentil, em 2010.
O Instituto Flor Gentil, localizado na Vila Madalena, em São Paulo, recebe flores em ótimo estado que seriam descartadas e utiliza esse material para montar novos arranjos que são entregues em casas de repouso, instituições assistenciais e para pessoas de baixa renda. Um projeto único que alia responsabilidade social e sustentabilidade. Todo o trabalho é feito através de mão de obra voluntária: desde o recolhimento das flores em galpões de decoradores parceiros, passando pela triagem do material recebido, confecção dos novos arranjos e entrega para idosos que moram em casas de repouso cadastradas no projeto na capital de São Paulo.
Por questões de logística no transporte das flores e arranjos o Flor Gentil atua ainda apenas em São Paulo (capital), mas já vem inspirando outras iniciativas como esta.
No total, o projeto atende 60 instituições, com o trabalho de 3.200 voluntários e simpatizantes que já ajudaram e já contabilizou a entrega de 95.820 arranjos de flores!
Você de São Paulo, quer saber como pode ajudar? O voluntário participa fazendo a triagem das flores e folhagens, a preparação das bases de espuma floral, montagem dos arranjos e, se quiser, também pode participar da entrega dos mesmos nas casas de repouso.
No site do Instituto Flor Gentil é possível encontrar mais informações sobre como ajudar.
Que tenhamos mais iniciativas como essa espalhadas pelo Brasil! <3
Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:
SOUZA, L. B. Leonardo. Flor Gentil: Flores que iriam para o lixo alegram idosos em asilos de SP. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2019/07/flor-gentil.html>.