Casa Flutuante Autossustentável

Conheça o Exbury Egg, uma casa flutuante em forma de ovo totalmente autossustentável abrigou o artista Stephen Turner por um ano. Originário de um projeto colaborativo entre o artista, SPUD e PAD Studio, a construção é resultado de quase 3 anos de desenvolvimento.

Feito de cedro recuperado, o Exbury Egg foi feito para resistir aos elementos e abrigou Stephen por um ano na foz do rio Beaulieu enquanto ele estudou a vida natural durante as marés e experimenta ciclos naturais locais do meio ambiente no que se refere à atividade humana.

Localizado do lado de Exbury (daí o seu nome), no rio Beaulieu, este ‘ovo’ de madeira flutuante, segue os movimentos ascendentes e descentes da própria água do rio.

A sua construção foi efetuada por um marceneiro tradicional que recorreu a várias técnicas anciãs de construção de barcos. No seu interior, o ‘Ovo’ possui, um local para dormir, uma secretária para trabalhar, uma bancada que permite fazer seus alimentos e um pequeno banheiro; o suficiente para alojar uma pessoa com um estilo de vida simples, semelhante ao de uma caravana, por exemplo. Para a energia foram utilizadas placas solares.

O artista viveu por um ano no barco. Ele se interessou em explorar os benefícios de uma relação mais próxima com a natureza, descobrindo assim um estilo de vida completamente diferente, transcendendo todas as expectativas.

No fim, uma auto-reflexão sobre os diferentes modos de vida e sobre a sua própria experiência naquele lugar, compreendendo a importância dos ciclos naturais e dos processos orgânicos, e a relação do ambiente com as diferentes narrativas criadas pela atividade humana.

Assim, adaptar-se à um estilo de vida mais sustentável, não implica um total abandono da sociedade nem da tecnologia, pelo contrário! Temos que aproveitar tudo que a tecnologia tem de melhor para nos oferecer, inclusive a possibilidade de um estilo de vida saudável e em conformidade com o meio ambiente.

Com informações de: Desafio Criativo

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *