Que Marcas Você Quer Deixar No Planeta?

O que é Pegada Ecológica? 


A Pegada Ecológica é uma ferramenta que mede em hectares (ha) de terra fértil o que uma população humana requer para produzir os recursos que consume e para absorver seus desperdícios, considerando a tecnologia existente, indicando onde estão os maiores impactos de seu modo de vida, promovendo uma mudança de atitude pessoal, através do consumo consciente e sustentável
Atualmente a Pegada Ecológica é 20% maior do que a capacidade de regeneração do planeta. Ou seja, é necessário mais de um ano e de dois meses para a Terra regenerar o que é utilizado em um único ano. Esta diferença é mantida liquidando os recursos naturais do planeta. Esta é uma ameaça de grandes proporções mas que mesmo assim continua subestimada e não é trabalhada adequadamente. 
Medindo a Pegada Ecológica de uma população (um indivíduo, uma cidade, uma nação, ou toda a humanidade) é possível medir esse impacto, o que permite gerenciar os recursos ecológicos de maneira mais cuidadosa. 
A Pegada Ecológica permite as pessoas tomarem ações individuais e coletivas em favor de um mundo onde a humanidade possa viver em equilíbrio com os recursos disponíveis do planeta. 
Um exemplo de como reduzir a pegada ecológica de um individuo, família ou comunidade se constitui no movimento das ecovilas, onde é possível integrar harmonicamente vida social, econômica e cultural a um padrão de vida sustentável em todos os sentidos. Começando pelo tipo de materiais de construção numa casa, uma redefinição de padrões de consumo, e o simples ato de compartilhar e cooperar com as pessoas ao redor. Tudo isso pode diminuir muito o impacto de um individuo!
Calcule sua Pegada Ecológica e saiba se sua forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta em oferecer, renovar seus recursos e absorver os resíduos que geramos.

1 comment

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *