Ilha Design – Design a Serviço da Sustentabilidade

Sempre tive interesse em movimentos sociais. Desde criança via com bons olhos aquelas pessoas que se mobilizavam em prol de uma causa! No segundo grau participei de alguns movimentos estudantis. Logo que entrei na faculdade tratei de fazer parte do CONE-RIO (Conselho Nacional dos Estudantes de Design do Rio de Janeiro) buscando fazer a diferença através da minha profissão. Infelizmente, nesse caso, o fato de ser caloura na época e o fato do movimento estudantil da profissão estar no início, acabou por dificultar um pouco o diálogo perante veteranos que já faziam parte de um conselho pra lá de desorganizado. Realidade que hoje é bem diferente graças ao empenho dos novos estudantes e o amadurecimento da profissão.
Segui a diante buscando contextualiza meus trabalhos aos meus princípios sustentáveis. Até que cheguei nas culturas indígenas, e ali fiquei por um bom tempo, buscando aprender cada vez mais como nossos nativos estabelecem essa conexão homem e meio. De um tempo pra cá, acabei voltando aos movimentos de design. Busquei fazer um trabalho de consultoria á comissão organizadora do NDesign (Encontro Nacional dos Estudantes de Design) criando uma núcleo de sustentabilidade. Mas o pouco interesse do grupo pelo tema dificultou o trabalho, e com isso foi impossível tornar o evento sustentável.


Mas como sempre conseguimos tirar coisas e pessoas boas de nossas experiências, tive o prazer de esbarrar nesse caminho com um projeto, que também se caracteriza como um evento de design, mas que tem como foco a Sustentabilidade. Afinal, o designer tem a responsabilidade de gerar a maior parte do lixo físico e virtual de nossa sociedade e é imprescindível que ele tenha muito consciência de sua importância nesse processo. O Ilha Design, como é chamado, é um projeto de Design Social criado por alunos dos cursos de graduação em Comunicação Visual Design e Desenho Industrial da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e utiliza princípios do Design Universal, ou Design Total, que consiste no design que inclui, o “design para todos”, com enfoque no design de produtos, serviços (design gráfico) e ambientes. O objetivo é que seus projetos possam ser utilizados pelo maior número de pessoas possível independente de idade, habilidade ou situação. Esse conceito está diretamente relacionado ao de sociedade inclusiva e sua importância tem sido reconhecida por vários setores como governo, empresários e indústrias.
Em sua quinta edição, o evento busca levar Design e Artes como fatores de integração social e cultural para alunos de escolas municipais na Ilha Grande, para toda a comunidade local e acontece na Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, na Vila do Abraão, recebendo também os alunos da Escola Municipal Monsenhor Pinto de Carvalho, do Saco do Céu, durante a realização do evento e outras escolas da ilha. São três dias inteiros com atividades para todas as séries – do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio, aberto também para a comunidade.


Formado por um grupo de jovens apaixonados por cultura, gente, ensino, aprendizagem, Artes e Design, como eles mesmos se definem, o Ilha Design conta também com a participação de alunos de outros cursos como Publicidade, Teatro, Dança, Cinema, Ciências da Computação, Arquitetura e Artes Plásticas, e de diversas universidades do Rio de Janeiro, entre elas a PUC, a UERJ, a Facha, a Univercidade que voluntariamente ministram oficinas, exposições, apresentações, desfiles e uma série de atividades para a comunidade local.
Esse ano o evento que acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro tem como tema os 5R’s – Repensar, Reduzir, Reutilizar, Recusar e Reciclar. Gostou? Quer participar? Ainda dá tempo!

Para saber mais entre em contato:
E-mail: contato@ilhadesign.com.br
Site: http://www.ilhadesign.com.br/
Facebook: www.facebook.com/ProjetoIlhaDesign
Twitter: @ilhadesign

Por: Carla Romano Amaral – @CarlaRomano

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *