Carta para Minha Mãe

Mãe, você que me deu vida, alimento e colo, obrigada pelo seu amor incondicional e sua habilidade de dar sem pedir nada em troca. Você esta sempre comigo.

Conheci sua beleza quando você me levou pela primeira vez à praia e ao parque.  Eu nunca me esqueço de como me senti livre quando brincava com você e do que parecia ser sua infinita energia. Obrigada por me fazer companhia quando eu não tinha amigos para brincar e por me confortar em momentos em que a vida se tornou um pouco difícil de lidar.

Mãe Parque
Imagem: Creative Commons

Obrigada, mãe, por me deixar chorar no seu colo e mostrar que a vida é feita de ciclos. Obrigada por sempre estar do meu lado e nunca me negar ar para respirar ou pedir para eu parar de chorar. Obrigada por me dar tudo. Você nunca me disse não e quase sempre esqueço de agradecer sua generosidade. Você se sacrificou tanto dando presentes que nem sempre eu precisava.

Mãe Colo
Imagem: Creative Commons

Esses tempos tem sido difíceis, confusos, e houve momentos em que senti vontade de desistir quando as coisas não estavam indo do jeito que queria. E a cada vez, você surgiu para me lembrar das coisas importantes da vida. Você me encorajou, com sua potência e beleza, a continuar procurando meus sonhos e nunca me contentar com nada menos do que é essencial e verdadeiro.

Mãe querida, obrigada por me ensinar o que é ter força e acordar após um dia de tempestades. Aprendi com você o que é a sutileza e a força feminina. Obrigada por todas as flores. Agora chegou a hora de eu oferecer algo em troca. Mãe, quero que saiba que vou cuidar de você, te amar e te defender, sempre. Não importa quão pequena ou insignificante minhas ações possam parecer, elas são importantes porque você honra cada cuidado.

Imagem Maria Eduarda
Imagem: Maria Eduarda Souza

À medida que amadureço, percebo cada vez mais o quanto você tem feito por mim e continua a fazer todos os dias. Neste Dia das Mães, agradeço a você minha Mãe Natureza por ser a melhor mãe do universo em seu trabalho de prover incondicionalmente para seus filhos tudo que precisamos. Feliz Dia das Mães.

Texto dedicado a minha mãe, Andreia Gomes.

 

assinatura_Maria_Eduarda

 

 

 

2 comments

  1. curiosidade em ler esta carta. Talvez tenha sido o título, talvez tenha sido uma recomendação, talvez tenha sido o tédio ou talvez tenha sido o mero acaso. De qualquer forma, confesso que não me interesso particularmente pelo caminho que percorreste até chegar aqui. Importa-me, sim, o que poderás percorrer depois desta leitura.

    Acho curioso falar de estudantes e de caminhos no mesmo parágrafo. Curioso mas, ao mesmo tempo, inevitável. Afinal, que outra palavra é capaz de descrever “estudante” melhor do que “viajante”? Espero que esta carta constitua um oásis revitalizante na tua jornada.

    Devo começar sem dúvida por te dar os parabéns. Aquilo a que estás sujeito diariamente é muitíssimo difícil de suportar. A matéria, os testes, os colegas, o clima à tua volta, o clima dentro de ti… Tenho a certeza de que já te aconteceu, por várias vezes, chegar a casa esgotado ao fim do dia e perguntares-te a ti mesmo, consumido pelo desespero: “Porque é que eu não consigo lidar com isto? Qual é o meu problema? O que é que eu faço?”. Agora, pela primeira vez, obterás respostas às tuas perguntas.

    Por vezes não consegues lidar com esta vida de estudante por um motivo simples e que te é completamente alheio. Tu não és apenas um estudante: és um jovem. Isto é um problema? Não! Pelo contrário, é uma fase lindíssima e inesquecível da tua vida. O único problema é que há muitas coisas no nosso sistema de educação que se esquecem deste pequeno “detalhe”.

    Enquanto estudante, é esperado que sejas capaz de definir equações cartesianas ao mesmo tempo que, enquanto jovem, é esperado que tenhas a capacidade de definir a tua personalidade. Enquanto estudante, é-te exigida uma análise demorada e cautelosa a excertos de Garrett acerca de corações partidos; enquanto jovem, tu próprio trazes dentro de ti, em algum momento, um coração partido que necessita de tempo e de cuidados. Enquanto estudante, vês-te obrigado a decorar como é o mundo. Mas, enquanto jovem, só queres uma pequena oportunidade para poder olhar para ele e compreender como funciona (não só o mundo exterior como também o mundo interior que tem vindo a florescer dentro de ti, de forma tão bonita e inexplicável).

    O teu problema? O teu problema é pura e simplesmente achares que tens um problema. Ultrapassado esse obstáculo e aceites os teus limites, serás capaz de ir muito mais além do que julgavas conseguir. Como mencionei há pouco, um novo mundo está a surgir dentro de ti, e é natural que este pareça demasiado complexo para se encaixar na superficialidade que te rodeia.

    Os teus sonhos e as tuas ambições, a tua complexidade e as tuas asas…talvez os testes não sejam capazes de as reconhecer agora, mas não as cortes por isso. Elas permitirão ao futuro brindar-te com momentos maravilhosos, que te farão olhar para trás e compreender que tudo isto valeu a pena. É certo que não é nada fácil alimentar o presente tumultuoso com um futuro eventualmente feliz…mas está provado que tu és bem capaz de aceitar grandes desafios. Aceita só mais este, pois pode fazer-te muito bem.

    O que é que fazes? Como é que superas toda esta realidade afinal? Simples: sonha. Vê cada um dos dias difíceis como uma oportunidade de tornar o futuro mais simples. Constrói sobre cada barreira uma ponte e uma janela, para que possas olhar para trás e relembrar-te do que superaste. Acredita em ti, reconhece o teu valor. Afinal, há valores muito mais importantes do que os que aparecem no cabeçalho das folhas de teste…quantas pessoas além de ti se podem orgulhar de os ter?

    Espero que estas palavras te possam acompanhar durante muito tempo e que, de alguma forma, te tenham dado sentido e te tenham feito sentir alguma coisa. Como o bom estudante que és, tenho a certeza que as compreendeste.
    Agora é hora de ser um bom jovem e de as colocar em prática.

  2. Maria está sua carta aberta não tem nada a ver com as coisas que a minha professora nos relatou mais mesmo assim gostaria de agradecer por ter criado este texto a sua mãe ela deve ter amado mais só vou avisando que não e uma carta aberta 💋 bjs

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *