ConsumoEcodesignMeio AmbienteSemana Temática

Conheça opções para banir o copo descartável da sua vida

No Brasil, estima-se que consumimos, diariamente, cerca de 720 milhões de copos de plástico descartáveis! Isso mesmo, você leu certo, diariamente!

É terrível se pensarmos que apenas uma pequena parcela é reciclada e que os copos podem levar até 450 anos para se decompor. Um exemplo de consumo desenfreado onde não se considera o impacto que uma pequena atitude gera para a nossa saúde e a do nosso planeta.

Mas aí rola aquela dúvida que muita gente tem. É mais sustentável usar um copo descartável que lavar o meu copo? Claro que não! Cada copo descartável desperdiça entre 500ml e 3 litros de água para ser produzido e, para lavar seu copo, você gasta entre 100ml e 400ml apenas.

Usando seu copo 5 vezes por dia, durante 1 ano, você deixa de jogar no lixo cerca de 1.800 copos, que demorariam centenas de anos para se decompor. Além disso, você diminui a sua pegada de carbono, economizando matéria-prima, energia elétrica e o combustível utilizado na logística.

Separamos 2 iniciativas incríveis que somos fãs e que são grandes ferramentas de conscientização ambiental provando que ser sustentável é simples, basta repensarmos alguns hábitos do dia a dia.

Menos 1 Lixo

Depois de se chocar com cenas do documentário “Trashed: para onde vai nosso lixo” que fala sobre o destino do lixo produzido em todo o mundo, Fernanda Cortez decidiu se desafiar e assim surgiu o movimento Menos 1 Lixo.

O desafio era produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas podem mudar a realidade que nos cerca e construir um mundo mais sustentável. O primeiro passo do desafio: banir os copos descartáveis do seu dia a dia por um ano. Daí nasceu o copo do Menos 1 Lixo, um copo retrátil e reutilizável que pode ser carregado para qualquer lugar.

O resultado foram 1.618 copos a menos no lixo e mais de mil razões para continuar nessa jornada, além de uma mudança de vida radical.

O copo retrátil é de silicone, livre de BPA, metais pesados e ftalatos e, reciclável. Tem capacidade total de 400ml, e pode receber líquidos quentes e frios, vai no micro-ondas, freezers e lava-louças. O design e a produção são 100% brasileiros e ele é totalmente desmontável, facilitando a sua lavagem.

Meu Copo Eco

Inspirada em um modelo europeu e apresentada aos brasileiros em 2011 pelos sócios-fundadores Larissa Kroeff e Joris Fillatre, tendo sido a primeira empresa no Brasil com a proposta de substituir os copos descartáveis por copos reutilizáveis.

A Meu Copo Eco faz parte do Sistema B, comunidade global onde, as organizações têm como compromisso buscar soluções para problemas de bem-estar social e ambiental no mundo, além do crescimento econômico. Já contamos sobre o Sistema B aqui.

Feito de Polipropileno (PP 5), os copos da Meu Copo Eco são livres de BPA, resistentes (ao contrário dos copos descartáveis, de vidro ou acrílico), totalmente recicláveis e ainda conservam a temperatura da bebida por mais tempo. Além de serem totalmente produzidos no Brasil.

Outro diferencial que a Meu Copo Eco disponibiliza é a logística reversa dos copos. Na prática, as pessoas que adquirem os copos são quem comandam a operação e decidem a destinação do copo. Se o produto volta aos organizadores para serem higienizados e reutilizados novamente em outros lugares (reforçando assim, a cultura do uso consciente) ou se levam consigo para continuar reutilizando no seu dia a dia.

DIGA NÃO AOS COPOS DESCARTÁVEIS!

Escolha um utensílio que você possa ter SEMPRE com você. Seja o copo retrátil do Menos 1 Lixo, o copo da Meu Copo Eco, uma caneca, uma squeeze ou um copo qualquer. O importante é dizer não!

Dizer não aos copos descartáveis é o primeiro passo para um movimento de transformação de comportamento e de consciência quanto ao seu papel na preservação da natureza.

 

 

 

Tags:

Um comentário

  1. O fato é que esses produtos devem ser mais acessíveis às pessoas. Se soubéssemos aonde comprar o produto com mais facilidade, com certeza todos deixariam de usar copos descartáveis. Eu adorei o design desse copo e a sua facilidade de manuseio. Na minha cidade eu o não encontrei em nenhum supermercado ou loja, e realmente essa é a questão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *