Conheça opções para banir o copo descartável da sua vida

No Brasil, estima-se que consumimos, diariamente, cerca de 720 milhões de copos de plástico descartáveis! Isso mesmo, você leu certo, diariamente!

É terrível se pensarmos que apenas uma pequena parcela é reciclada e que os copos podem levar até 450 anos para se decompor. Um exemplo de consumo desenfreado onde não se considera o impacto que uma pequena atitude gera para a nossa saúde e a do nosso planeta.

Mas aí rola aquela dúvida que muita gente tem. É mais sustentável usar um copo descartável que lavar o meu copo? Claro que não! Cada copo descartável desperdiça entre 500ml e 3 litros de água para ser produzido e, para lavar seu copo, você gasta entre 100ml e 400ml apenas.

Usando seu copo 5 vezes por dia, durante 1 ano, você deixa de jogar no lixo cerca de 1.800 copos, que demorariam centenas de anos para se decompor. Além disso, você diminui a sua pegada de carbono, economizando matéria-prima, energia elétrica e o combustível utilizado na logística.

Separamos 2 iniciativas incríveis que somos fãs e que são grandes ferramentas de conscientização ambiental provando que ser sustentável é simples, basta repensarmos alguns hábitos do dia a dia.

Menos 1 Lixo

Depois de se chocar com cenas do documentário “Trashed: para onde vai nosso lixo” que fala sobre o destino do lixo produzido em todo o mundo, Fernanda Cortez decidiu se desafiar e assim surgiu o movimento Menos 1 Lixo.

O desafio era produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas podem mudar a realidade que nos cerca e construir um mundo mais sustentável. O primeiro passo do desafio: banir os copos descartáveis do seu dia a dia por um ano. Daí nasceu o copo do Menos 1 Lixo, um copo retrátil e reutilizável que pode ser carregado para qualquer lugar.

O resultado foram 1.618 copos a menos no lixo e mais de mil razões para continuar nessa jornada, além de uma mudança de vida radical.

O copo retrátil é de silicone, livre de BPA, metais pesados e ftalatos e, reciclável. Tem capacidade total de 400ml, e pode receber líquidos quentes e frios, vai no micro-ondas, freezers e lava-louças. O design e a produção são 100% brasileiros e ele é totalmente desmontável, facilitando a sua lavagem.

Meu Copo Eco

Inspirada em um modelo europeu e apresentada aos brasileiros em 2011 pelos sócios-fundadores Larissa Kroeff e Joris Fillatre, tendo sido a primeira empresa no Brasil com a proposta de substituir os copos descartáveis por copos reutilizáveis.

A Meu Copo Eco faz parte do Sistema B, comunidade global onde, as organizações têm como compromisso buscar soluções para problemas de bem-estar social e ambiental no mundo, além do crescimento econômico. Já contamos sobre o Sistema B aqui.

Feito de Polipropileno (PP 5), os copos da Meu Copo Eco são livres de BPA, resistentes (ao contrário dos copos descartáveis, de vidro ou acrílico), totalmente recicláveis e ainda conservam a temperatura da bebida por mais tempo. Além de serem totalmente produzidos no Brasil.

Outro diferencial que a Meu Copo Eco disponibiliza é a logística reversa dos copos. Na prática, as pessoas que adquirem os copos são quem comandam a operação e decidem a destinação do copo. Se o produto volta aos organizadores para serem higienizados e reutilizados novamente em outros lugares (reforçando assim, a cultura do uso consciente) ou se levam consigo para continuar reutilizando no seu dia a dia.

DIGA NÃO AOS COPOS DESCARTÁVEIS!

Escolha um utensílio que você possa ter SEMPRE com você. Seja o copo retrátil do Menos 1 Lixo, o copo da Meu Copo Eco, uma caneca, uma squeeze ou um copo qualquer. O importante é dizer não!

Dizer não aos copos descartáveis é o primeiro passo para um movimento de transformação de comportamento e de consciência quanto ao seu papel na preservação da natureza.

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

SOUZA, L. B. Leonardo. Conheça opções para banir o copo descartável da sua vida. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2018/06/copo-descartavel-copo-reutilizavel.html>.

9 comments

  1. Os copos da menos 1 lixo não são recicláveis.Não se recicla silicone no Brasil,ou seja,rasgou já era.

  2. Usei copos como esses em minha infância.
    50 anos atrás. rsrs
    Apesar de não ser novidade, adorei!
    Otima ideia.

  3. O fato é que esses produtos devem ser mais acessíveis às pessoas. Se soubéssemos aonde comprar o produto com mais facilidade, com certeza todos deixariam de usar copos descartáveis. Eu adorei o design desse copo e a sua facilidade de manuseio. Na minha cidade eu o não encontrei em nenhum supermercado ou loja, e realmente essa é a questão.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *