CulturaSemana TemáticaUrbanidade

Quer ser voluntário ajudando animais? Venha saber como!

Quantas vezes ao caminhar pelas ruas do seu bairro ou mesmo no trajeto entre sua casa e o trabalho ou a escola/faculdade você se deparou com animais abandonados?

Cachorro de rua
Imagem: Creative Commons

Parece que o abandono animal se ampliou intensamente nos últimos anos. São cães e gatos, adultos e filhotes, saudáveis ou doentes que são abandonados à própria sorte nas ruas por seus donos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), existem mais de 30 milhões de animais nas ruas do país. E destes, cerca de 20 milhões são cachorros. A situação é mais dramática nos grandes centros e regiões metropolitanas, onde, conforme estima a OMS, para cada cinco habitantes haja um cão nas ruas, sendo que 10% destes correspondam a animais abandonados.

Gatos de rua
Imagem: Wikimedia

Por isso, não poderíamos deixar de falar, em nossa Semana Temática do Voluntariado, sobre voluntariado ligado à proteção e ao cuidado com animais que vivem nas ruas.

A situação dos animais de rua, sendo abandonados ou nascidos nela, é realmente de cortar o coração, porém nem tudo são más notícias. Existem várias iniciativas e instituições ligadas ao resgate, cuidado e encaminhamento para a adoção destes animais. São pessoas empenhadas em mudar esse cenário, realizando além do resgate e cuidado com os animais de rua, a conscientização das pessoas sobre a responsabilidade de ter em sua família um pet e da importância da discussão sobre abandono animal.

Cachorro aguardando adoção em abrigo./ Imagem: Creative Commons

E como encontrar estas pessoas e instituições que resgatam e cuidam dos animais de rua? Como posso ser um voluntário? Posso fazer ajudar com doações? Posso compartilhar nas redes sociais e ajudar a divulgar a causa? Como é o processo de ser voluntário em abrigos?

São muitas as dúvidas, mas não se preocupe, com a ajuda do Pet Anjo esclareceremos todas.

Pet Anjo
Imagem: Print do site Pet Anjo

O Pet Anjo, através do movimento #ParedeAbandonar, traz importantes informações sobre adoção, doações, voluntariado e alerta contra o abandono animal.

No site (clique aqui) você terá acesso a listas de instituições e ONGs que precisam de voluntários, seja para doações, para auxílio nas atividades diárias (como tarefas ligadas ao cuidado direto com os animais, tarefas administrativas, tarefas de manutenção local e etc), para adoção responsável dos animais resgatados das ruas, e até mesmo pessoas que queiram ajudar a divulgar o movimento.

Informações
Imagem: Print do site Pet Anjo

Em “Adote um pet” você terá acesso às ONGs parceiras do projeto que abrigam e cuidam dos animais que aguardam uma família e um lar. As ONGs se localizam em São Paulo (Capital SP/ ABCD e interior), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia.

Em “Faça doações” você encontrará uma lista de ONGs que precisam de doações para continuar a realizar resgates de animais e a se manter em funcionamento. As ONGs se localizam em São Paulo (Capital SP/ ABCD e interior), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia.

Em “Seja Voluntário” você poderá encontrar uma ONG perto de você que precisa da ajuda de voluntários para continuar cuidando dos animais resgatados que aguardam um lar. As ONGs se localizam em São Paulo (Capital SP/ ABCD e interior), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia.

Em “Quem já faz a diferença” você pode se informar sobre como ajudar apoiando a causa pelas redes sociais e divulgando o movimento #PareDeAbandonar.

“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)

 

Com informações: G1, Pet Anjo.

 

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *