ConsumoModa SustentávelSemana Temática

5 documentários que vão mudar sua visão da moda

Selecionamos 5 documentários que ajudam a refletir e repensar a forma como compramos roupa. Os filmes mostram a realidade da indústria da moda por trás das condições em que elas são produzidas ao material utilizado.

Então, prepare a pipoca!!

The True Cost | 2015

“Esta é uma história sobre roupas. Sobre as roupas que vestimos, as pessoas que fazem essas roupas e sobre o impacto que a indústria está tendo no nosso mundo”. É assim que começa o documentário de Andrew Morgan, que revela o lado sombrio da indústria da moda, seus impactos ambientais e sociais.

O documentário The True Cost (O Verdadeiro Custo, em tradução livre) questiona a realidade por trás do fast fashion, das roupas baratas, entendendo que em algum lugar alguém sempre acaba pagando o preço. O roteiro destaca também os números do consumo excessivo e as péssimas condições de trabalhos de muitas empresas em vários lugares do mundo.

Riverblue | 2016

O documentário canadense faz uma viagem ao redor do mundo denunciando o impacto da indústria do jeans em rios mundo afora. Narrado por Jason Priestly, o filme destaca e compara rios ao redor do mundo – do mais limpo ao mais poluído – e mostra como a indústria da moda, principalmente o fast-fashion, vem direta e indiretamente alimentando para essa poluição ambiental.

O filme mostra toda poluição dos rios causada pelo processo de tingimento de tecidos, lavanderias de jeans e curtumes de couros, que fazem mal para o meio ambiente e para as milhões de pessoas que vivem em seu entorno.

Mas além de apenas mostrar a catástrofe, o documentário também mostra soluções e iniciativas de pessoas que tem trabalhado para melhorar a situação, introduzindo maneiras de produção mais sustentáveis na produção e lavagem de um jeans.

Traceable | 2014

O documentário faz forte crítica ao consumismo das fast-fashion e à política que quase todas as marcas assumem, que é a de produção contínua e acelerada.

Escrito e dirigido por Jennifer K. Sharpe, esse documentário foi lançado antes do The True Cost, mas traz à tona os mesmos questionamentos: quem fez nossas roupas, como, quando e onde? E ainda olha para a importância da rastreabilidade e como ela pode ser uma das soluções.

Além disso, o filme serve para repensar a definição de luxo. Para algumas pessoas luxo é um jeans de R$ 500, já para quem faz esse jeans, luxo significa ter água para beber.

Unravel | 2012

 São apenas 13 minutos, mas já é o suficiente para se questionar: o que acontece quando você joga uma roupa “fora”? Ele nos faz refletir sobre o nosso ritmo de consumo e a quantidade de roupas que estão sendo produzidas e jogadas fora o tempo todo.

Dirigido por Meghna Gupta, documentário mostra o universo do descarte de roupas e como toneladas de peças usadas e seminovas vão parar na Índia para serem transformadas em cobertores de baixa qualidade. O documentário acompanha a rotina de quem vive do descarte dessas peças, reciclando-as em fábricas.

Minimalism A Documentary About the Important Things | 2015

O documentário discute a urgência e necessidade do acúmulo de bens materiais e consumo compulsivo. Ele acompanha a trajetória de pessoas que aderiram ao movimento do minimalismo e como ele vem mudando o estilo de vida dessas pessoas que aprenderam a serem mais feliz com menos.

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *