Meio AmbienteSemana Temática

#VireCarranca – Eu Viro Carranca para defender o Velho Chico

Hoje, dia 03 de junho é comemorado o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. Este dia tem como objetivo conscientizar a população sobre a preservação do Velho Chico e mobilizar todos pelo uso responsável dos recursos hídricos.

A campanha “Vire Carranca”, lançada em 2014 pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) completa seis anos com grande adesão dos diversos setores da sociedade, desde o poder público municipal aos grandes usuários e a toda a população. Nós abraçamos a causa e viramos carranca para defender o nosso Velho Chico.

Imagem: Vire Carranca

Tendo a carranca como ícone, a ideia é atrair e unir forças para defender o Velho Chico dos graves problemas enfrentados pelo Rio e sua Bacia, e para a necessária e urgente revitalização, a fim de que o Velho Chico continue alimentando a vida e a esperança dos 18 milhões de brasileiros que dependem direta ou indiretamente de suas águas. Contamos por aqui a situação crítica que o rio de encontra.

O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e de toda a América do Sul. De sua nascente, na Serra da Canastra (MG), até a foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, o Rio São Francisco percorre 2.700 Km, levando a água que dá vida ao Semiárido. Ele corre por 521 municípios em 5 estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas). Além disso, sua bacia hidrográfica ocupa porções de três biomas: Cerrado (de Minas Gerais ao oeste e sul da Bahia), Caatinga (nordeste baiano) e Mata Atlântica (no Alto São Francisco, principalmente nas cabeceiras).

Estivemos na coletiva de imprensa do lançamento da campanha “Eu Viro Carranca Pra Defender o Velho Chico” organizado pelo CBHSF, em Brasília no último dia 17 de maio. A coletiva contou com a presença do presidente e do secretário do colegiado, respectivamente Anivaldo Miranda e Maciel Oliveira, e outros membros da entidade.

Imagem: Ricardo Botelho – Acervo CBHSF

Anivaldo Miranda, presidente do Comitê, apresentou um panorama geral sobre as ações do Comitê e ressaltou os investimentos do Comitê que passam de R$ 42 milhões em 58 projetos de recuperação hidroambiental concluídos. Estes projetos são propostos pelas comunidades.

Além desses investimentos, o presidente também destacou que o Comitê apoiou, nesses últimos anos, a conclusão de 63 Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), a maioria em municípios ribeirinhos. Atualmente, o Comitê auxilia na execução de 4 PMSB. Outros 4 já aprovados e terá ainda a abertura de um chamamento público para mais 40 municípios. Neste momento, cerca de 70% dos municípios da Bacia Hidrográfica do São Francisco ainda NÃO POSSUEM os seus Planos Municipais de Saneamento Básico.

Imagem: Ricardo Botelho – Acervo CBHSF

Anivaldo também falou sobre o rompimento da barragem de rejeitos de Brumadinho, que atingiu um dos maiores afluentes do Velho Chico, o rio Paraopeba. Ele ressaltou que o Comitê foi o primeiro órgão a articular junto aos diversos atores para prestar esclarecimentos à população e que acompanha de perto os laudos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e da Agência Nacional de Águas (ANA).

 É essencial examinarmos a qualidade da água, contaminada por metais pesados derivada da lama de rejeito, a médio e longo prazo. Essa avaliação é importante não somente para avaliar se ela é própria para o consumo humano, mas também para avaliar o impacto da biodiversidade dos rios próximos.” – Anivaldo Miranda – presidente CBHSF.

Este ano, a data foi comemorada simultaneamente nas quatro regiões fisiográficas da Bacia do rio São Francisco, e as cidades escolhidas foram: Três Marias (MG – Alto SF), Bom Jesus da Lapa (BA – Médio SF), Juazeiro (BA – Submédio SF) e Pão de Açúcar (AL – Baixo SF). Foram realizadas atividades lúdicas de educação ambiental com crianças e adolescentes das redes municipal e estadual de ensino e também das escolas particulares, além de diversas apresentações culturais, com atrações locais e artistas da região.

Para mais informações sobre a campanha, acesse: http://virecarranca.com.br

Nós viramos carranca para defender e você? #VireCarranca. Imagem: Autossustentável

Agradecemos ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco pelo convite para participar novamente do lançamento da campanha, este ano realizada em Brasília.

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *