Meio AmbienteSemana Temática

Como reciclar o óleo de cozinha usado?

O óleo de cozinha é um daqueles ingredientes que estão presentes em praticamente todos os tipos de preparo de alimentos. No caso de frituras, o óleo é indispensável e utilizado em grandes quantidades. Ele pode ser reutilizado algumas vezes dependendo do tipo de alimento, porém, uma hora ele terá que ser descartado.

Mas, você sabe a forma correta de descartar óleo de cozinha? O grande problema surge quando se pensa em descartar o óleo. Jogar o óleo na pia da cozinha? Na descarga do vaso sanitário? No bueiro da minha rua? Não! Muita gente não sabe, mas o descarte em local indevido do óleo de cozinha pode gerar graves consequências para o meio ambiente.

Apenas um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água potável!

O descarte incorreto provoca impermeabilização do solo, contribuindo para aumento de enchentes e alagamentos, prejuízo à oxigenação e iluminação da água dos rios, causando danos à fauna aquática. Quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que causa mau cheiro e agrava o efeito estufa. Além de provocar o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento.

Passo a passo para o descarte adequado

  1. Deixe esfriar o óleo por 30 minutos.
  2. Passe-o para um recipiente com tampa, como uma garrafa pet, por exemplo, utilizando um funil. Armazene o recipiente em local seco, sem contato com calor e vá adicionando óleo usado conforme o consumo.
  3. Quando o recipiente estiver cheio, você pode levar até pontos de coleta de óleo. Encontre aqui o posto de coleta mais próximo de sua casa.

 

A reciclagem pode transformar o óleo em resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, produtos de agropecuária e biodiesel. Cerca de 80% do óleo de cozinha usado é convertido em biodiesel. O biodiesel é uma alternativa de combustível que agride menos o meio ambiente.

Muitas pessoas utilizam o óleo usado para fazer sabão. O processo de produção é simples e pode ser feito em casa por qualquer pessoa.

SAIBA O PASSO-A-PASSO DE COMO PREPARAR SABÃO COM ÓLEO USADO:

PRIMEIRO SEPARE OS INGREDIENTES:

  • 500ml de água
  • 1 litro de óleo de cozinha (coado).
  • 250g de soda cáustica
  • Detergente e sabão em pó (a critério)

MODO DE PREPARO:

Coloque a água para ferver a aproximadamente 70º Celsius. Antes de levantar fervura, retire do fogo e adicione a água à soda cáustica (mas mantenha distância e cuidado, pois podem ocorrer pequenas explosões de gases nessa fase do processo). Depois de misturados, os dois ingredientes, espere, sempre mexendo, até que a soda derreta. Depois de dissolvida, adicione o óleo de cozinha usado (deve estar coado – com esponja de aço ou peneira bem fina – para que não sobre nenhum resíduo). Continue mexendo até a mistura ficar homogênea e um pouco mais grossa.

Durante o preparo, se preferir, pode acrescentar um pouco de sabão em pó, que ajuda a formar espuma, e sabão líquido, que deixa cheiroso e mais macio.

A agitação do líquido deve ser feita entre 30 e 45 minutos, até que a mistura esteja um pouco mais grossa. Depois de pronto, despeje o produto em qualquer assadeira que tenha em casa e que esteja forrada com saco plástico. Leve para o sol e espere secar. Ele fica consistente em torno de dois dias. Aguarde mais 10 dias para utilizá-lo.

CUIDADOS:

  • O primeiro é na mistura dos ingredientes, que deve ser feita em vasilha plástica. E para mexer os ingredientes não pode ser utilizada colher de metal, e sim de madeira. Não se pode usar nada de metal em nenhum momento do processo, pois ele pode reagir com a soda cáustica.
  • A soda cáustica pode causar queimaduras, ao dissolvê-la, use luvas e óculos de proteção para evitar acidentes. Faça o sabão longe de crianças e em ambiente ventilado.

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *