#ECOzinha – Bolo de Banana com Casca
Ainda existe certo preconceito com receitas que utilizem ingredientes reaproveitados ou incomuns. É de se imaginar que, em um primeiro momento, cozinhar com cascas, talos e folhas cause susto ou estranheza já que não estamos acostumados a pensar nos alimentos como algo integral, possível de ser usado em sua totalidade. Por isso precisamos mudar nossos hábitos.
Desde muito cedo vemos, por exemplo, somente a cenoura na salada. O alimento “comum”. É normal que pareça bizarro encontrar um cozido com a rama da cenoura, ou um caldo para risotos apenas com talos e folhas, ou um doce com casca de frutas. Não é habitual, por isso pode parecer desnecessário.
Por que comer a folha se podemos comer o legume? A resposta é bem simples e lógica. Porque é bom para você, pois essas partes geralmente desperdiçadas são cheias de vitaminas, fibras e minerais essenciais para nosso organismo. Muitas vezes a parte jogada fora possui mais nutrientes do que as partes “comuns” que costumamos comer. Consumir alimentos em sua forma integral também é bom para o planeta, pois assim diminuímos a quantidade de lixo produzido.
Ainda não se convenceu a experimentar alguns ingredientes novos? Então tente provar! O sabor é surpreendentemente bom. E, além do mais, é econômico. Bom para o planeta, bom para nosso corpo e bom para o bolso. É ou não é muito interessante?
Para inaugurar nossa coluna nada melhor do que uma receita fácil e aconchegante. Para deixar a casa toda perfumada, com ares de infância.
Bolo de Banana com Casca
Ingredientes:
- 1 ½ xícara de açúcar mascavo
- 3 ovos
- 2 colheres de manteiga em temperatura ambiente
- 3 bananas bem maduras com casca!
- 2 colheres de sopa de melado
- 1 xícara de leite
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 colher de café de noz-moscada ralada
- 1 colher de sopa de fermento químico
Preparo:
- Usando um mixer ou liquidificador, bata as bananas com o leite até formar um creme. Reserve.
- Bater na batedeira as gemas, o açúcar e a manteiga ate formar um creme claro e fofo.
- Acrescente o melado, a canela e a noz-moscada.
- Sempre batendo, acrescente aos poucos e alternadamente o creme
de banana e a farinha.
- Bata as claras em neve e misture à massa junto com o fermento.
- Misture um pouco de açúcar e canela e polvilhe por cima do bolo antes de levá-lo ao forno.
- Assar por 30 minutos, ou o suficiente para que ao espetar um palito ele saia sequinho.
Da para fazer como se fosse bife, lave b antes, e tempere como carne, fica muito bom!
Ensina outras receitas feitas com restos de alimentos. Quando pequena participei de uma feira gastronômica no colégio, fiz um brigadeiro de casca de banana, lembro que ficou uma delícia.
Gostaria de saber qual tipo de banana? Prata? Nanica???
Quero fazer
Muito boa receita, deu certinho meu bolo, uma delícia. Obrigada por deixar-nos saber desta experiência culinária. Que todos seja felizes! Elise/RS