Gente que faz! A Sustentabilidade na Prática


Ainda que se discuta a respeito de alternativas sustentáveis, percebe-se que o consumidor pouco sabe a respeito das opções à sua disposição, o que dificulta o acesso aos produtos ecológicos. Por isso, é fundamental compartilhar informações a respeito de marcas e empresas que estão investindo em sustentabilidade, como e onde oferecem seus produtos e serviços ao consumidor.
No que se refere ao vestuário, em Porto Alegre, a designer de moda e artista plástica, Anne Anicet está desenvolvendo um trabalho de destaque ao reaproveitar resíduos da indústria têxtil na confecção de novos produtos. O material é obtido no Banco do Vestuário de Caxias do Sul/RS, que por sua vez recebe os resíduos das indústrias. Estes são utilizados na produção de peças exclusivas, a partir da técnica da colagem têxtil que, de acordo com Anne Anicet, é uma alternativa potencial, uma vez que se caracteriza por ser um método limpo, não poluente e que não gera subprodutos. Os adesivos termocolantes, utilizados para fixação dos resíduos, possuem grandes vantagens por serem isentos de solventes, o que garante a não poluição do meio ambiente quando expostos ao calor. Além disso, não requerem pré-tratamento e possuem resistência ao uso e às lavagens.
O trabalho desenvolvido por Anne Anicet tem caráter sustentável, visto que reaproveita resíduos descartados pelas indústrias, transformando-os em novos substratos têxteis, utilizados para confecção de roupas, acessórios e também artigos de decoração como tapetes e porta-copos, por exemplo. Assim, o material que seria destinado como lixo, aos aterros, é valorizado e reintroduzido no mercado como produto de valor agregado e com caráter exclusivo.
Resíduos provenientes da indústria têxtil, recebidos pelo Banco de Vestuário de Caxias do Sul/RS
 e reaproveitados pela designer Anne Anicet em projeto para sua marca Contextura.
(ANICET; BESSA; BROEGA, 2011)

Trilho de mesa criado com ourela de algodão e fio siliconado (ANICET; BESSA; BROEGA, 2011)
Bolsas e carteiras desenvolvidas com a técnica da colagem (ANICET; BESSA; BROEGA, 2011)

Peça feita com resíduos da indústria têxtil a partir da técnica de colagem.

Peça feita com resíduos da indústria têxtil a partir da técnica de colagem.

Os produtos encontram-se no ateliê/loja da designer (Contextura), na Rua Armando Barbedo 1
091, Porto Alegre/RS.
Site para maiores informações e contato: http://www.contextura.art.br
Referência:
ANICET, Anne; BESSA, Pedro; BROEGA, Cristina. Design de superfícies a partir de resíduos industriais têxteis. Anais do 3º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (III SBDS), UFPE, Recife, 2011.


1 comment

  1. ola bom dia se sabe me dizer onde consigo eu preciso de fios de malhada mais conhecido como refilo aurela meu whatts 19971428340 se poder me dizer serei muito grato

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *