Cidades Sustentáveis

Campanha “Plante Uma Árvore” na Serra Do Gandarela – MG

Ikebana Flores promove ação sustentável
Considerada a última reserva ambiental na região do Quadrilátero, em Minas Gerais, a Serra da Gandarela possui vegetação variada da mata atlântica e grande biodiversidade de fauna e flora. Graças a toda esta riqueza, o lugar é uma preciosa fonte de recursos naturais, como ouro e ferro, sendo considerada, desta forma, um lugar de exploração e alguns abusos, responsáveis por colocar em risco todo o seu valor.
No entanto, sabendo da gravidade de tal atividade e dos riscos que a mesma oferece ao meio ambiente e, sobretudo, à população de Minas Gerais, ONGs e diversas instituições estão lutando para transformar a serra em um Parque Nacional, a fim conseguir sua proteção integral.
Desde novembro de 2012 a IkebanaBH está promovendo a campanha PLANTE UMA ÁRVORE que pretende reduzir as regiões mais devastadas do Gandarela através do plantio de mudas nativas do cerrado, em nome de todos que colaborarem com a divulgação da campanha em sites ou redes sociais. As atividades do plantio serão postadas no site da Ikebana Flores.
Por meio da campanha, a floricultura também está colaborando com a maior conscientização das pessoas em relação aos excessos ambientais que estão ocorrendo no Gandarela e incitando novas ações de plantio.
Graças aos blogueiros e sites participantes, aproximadamente 100 mudas foram plantadas. Alguns dos blogs e sites que estão abraçando a campanha:
  • Fábio Biolcati da Made in Forest – Eco Cidadão / Eco Citizen – Rede Ambiental – Global Eco Networking;
Desde o inicio da campanha a Floricultura Ikebana Flores está doando mudas de ipê amarelo, ipê branco, sucupira, pata de vaca, tamarino, peroba, entre outras, endêmicas do cerrado. Basta comparecer na Av. Getúlio Vargas, 1697, Savassi – Belo Horizonte/MG; de 2ª feira a 6ª feira, no horário de 10h00 as 19h00.
Participe! Gandarela precisa de você.
Por Thais Alessandra, do Coletivo Cirandar
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *