Dia do Consumo Consciente: Nossas escolhas de consumo importam

A data instituída em 15 de outubro de 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com a proposta de despertar a consciência nos consumidores sobre os problemas socioambientais que os padrões atuais de produção e consumo estão causando.

Nossos padrões de produção e consumo excessivos e insustentáveis impactam diretamente no coletivo e no meio ambiente. Assim, mais do que escolhas sustentáveis e uma destinação correta dos resíduos, o consumo consciente está diretamente ligado ao seu estilo de vida.

consumo consciente
Imagem: Creative Commons

Precisamos entender que para se tornar sustentável é extremamente necessário revermos o nosso consumo. Consumir em menores quantidades a fim de poupar recursos ambientais. Que este seja o início de uma mudança positiva para você, sua comunidade, nossa sociedade e todo o planeta.

Primeiros passos para um consumo mais consciente

O primeiro passo é repensar sobre a real necessidade de se adquirir determinado produto. Se optar pela compra, escolha sempre os produtos originais e sempre solicite a nota fiscal.

Também é importante verificar onde o produto foi fabricado. Quanto mais próximo de nossa casa, melhor. Ao comprar um produto oriundo da economia local, estamos ajudando a fortalecer essas empresas e colaborando para o desenvolvimento da região. Verificar a origem é importante também para evitar produtos de regiões ou países com práticas sociais inadequadas. Pesquisar as práticas de responsabilidade social das empresas.

Privilegie produtos duráveis. Ao descartar os resíduos, é importante checar o que pode ser reutilizado e reciclado, praticando a coleta seletiva. E, para o transporte dos itens, a sugestão é evitar o uso de sacolas plásticas descartáveis e privilegiar as sacolas duráveis e retornáveis.

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

SOUZA, L. B. Leonardo. Dia do Consumo Consciente: Nossas escolhas de consumo importam. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2018/10/dia-consumo-consciente-escolhas.html>.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *