10 dicas para aplicar o consumo consciente no seu dia a dia

Consumir de maneira consciente é pensar nas consequências dos nossos atos de compras e o quanto eles impactam na qualidade de vida no planeta. Afinal, qual é o legado que deixaremos para as futuras gerações?

Mudanças de hábito simples no seu dia a dia fazem uma grande diferença e ajudam a diminuir o impacto que causamos.

Listamos 10 dicas para você adaptar seu cotidiano a uma filosofia de vida mais sustentável. Confira!

  1. Antes de comprar, faça a si mesmo as 6 perguntas do consumo consciente

Por que comprar? O que comprar? Como comprar? De quem comprar? Como usar? Como descartar? Fizemos um post incrível sobre isso, confira aqui.

  1. Desperdício de comida

Antes de comprar os alimentos no supermercado confira a data de validade, no intuito de saber se realmente há tempo para você consumi-los. Seja criativo e procure aproveitar as sobras de comida em receitas novas. O Favela Orgânica vai um trabalho lindo, por exemplo!

  1. Separe corretamente o lixo para reciclagem

A forma mais simples de separar é isolar o lixo seco (embalagens, papéis, revistas, etc.) do molhado (restos orgânicos como cascas de frutas, talos de verduras, restos de comida e etc.), que podem ser transformados em adubo.

  1. Supermercado

Procure fazer uma lista com os produtos necessários, assim você não compra nada além do que realmente precisa. Isso vale principalmente para os legumes e as frutas, que estragam mais facilmente. Outra dica legal é dar preferência para produtos locais, pois se eles foram fabricados em sua região, seu transporte até o mercado emitiu menos gases nocivos a atmosfera por conta da distância menor percorrida.

  1. Dê preferência ao refil

As embalagens de refis geralmente utilizam menos matéria-prima para sua fabricação. Dessa forma, diminuímos o impacto nos recursos naturais para produção de novas embalagens.

  1. Evite produtos com muitas embalagens

Quanto mais embalado for um produto, maior será a quantidade de lixo gerado. Evite embalagens descartáveis, dê preferência às recicláveis ou feitas de material reciclado.

  1. Empréstimos

Existem coisas que só são necessárias em situações pontuais. Nesses casos, a melhor coisa a se fazer é emprestar esses objetos ao invés de comprá-los. Isso vale para livros, furadeiras, ferramentas, entre outros. Existem aplicativos e feiras de troca para isso, falamos aqui sobre isso!

  1. Reaproveitamento do óleo vegetal

O óleo de cozinha polui a água, impermeabiliza o solo, entope canos, e prejudica muito o funcionamento das estações de tratamento de água quando é descartado de maneira incorreta. Deste modo, procure pontos de coleta de óleo em sua cidade, pois este mesmo produto é útil para a confecção de tintas, sabão, detergentes e biodiesel.

  1. Produtos de Limpeza

Diminua o uso de produtos de higiene e limpeza e priorize produtos feitos com ingredientes naturais que não degradem o meio ambiente. Dessa forma, você reduz o nível de poluentes presente nos rios.

  1. Divulgue o consumo consciente

Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

SOUZA, L. B. Leonardo. 10 dicas para aplicar o consumo consciente no seu dia a dia. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2018/10/dicas-consumo-consciente.html>.

2 comments

  1. Pingback: Master Clean

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *