10 dicas para aplicar o consumo consciente no seu dia a dia
Consumir de maneira consciente é pensar nas consequências dos nossos atos de compras e o quanto eles impactam na qualidade de vida no planeta. Afinal, qual é o legado que deixaremos para as futuras gerações?
Mudanças de hábito simples no seu dia a dia fazem uma grande diferença e ajudam a diminuir o impacto que causamos.
Listamos 10 dicas para você adaptar seu cotidiano a uma filosofia de vida mais sustentável. Confira!
-
Antes de comprar, faça a si mesmo as 6 perguntas do consumo consciente
Por que comprar? O que comprar? Como comprar? De quem comprar? Como usar? Como descartar? Fizemos um post incrível sobre isso, confira aqui.
-
Desperdício de comida
Antes de comprar os alimentos no supermercado confira a data de validade, no intuito de saber se realmente há tempo para você consumi-los. Seja criativo e procure aproveitar as sobras de comida em receitas novas. O Favela Orgânica vai um trabalho lindo, por exemplo!
-
Separe corretamente o lixo para reciclagem
A forma mais simples de separar é isolar o lixo seco (embalagens, papéis, revistas, etc.) do molhado (restos orgânicos como cascas de frutas, talos de verduras, restos de comida e etc.), que podem ser transformados em adubo.
-
Supermercado
Procure fazer uma lista com os produtos necessários, assim você não compra nada além do que realmente precisa. Isso vale principalmente para os legumes e as frutas, que estragam mais facilmente. Outra dica legal é dar preferência para produtos locais, pois se eles foram fabricados em sua região, seu transporte até o mercado emitiu menos gases nocivos a atmosfera por conta da distância menor percorrida.
-
Dê preferência ao refil
As embalagens de refis geralmente utilizam menos matéria-prima para sua fabricação. Dessa forma, diminuímos o impacto nos recursos naturais para produção de novas embalagens.
-
Evite produtos com muitas embalagens
Quanto mais embalado for um produto, maior será a quantidade de lixo gerado. Evite embalagens descartáveis, dê preferência às recicláveis ou feitas de material reciclado.
-
Empréstimos
Existem coisas que só são necessárias em situações pontuais. Nesses casos, a melhor coisa a se fazer é emprestar esses objetos ao invés de comprá-los. Isso vale para livros, furadeiras, ferramentas, entre outros. Existem aplicativos e feiras de troca para isso, falamos aqui sobre isso!
-
Reaproveitamento do óleo vegetal
O óleo de cozinha polui a água, impermeabiliza o solo, entope canos, e prejudica muito o funcionamento das estações de tratamento de água quando é descartado de maneira incorreta. Deste modo, procure pontos de coleta de óleo em sua cidade, pois este mesmo produto é útil para a confecção de tintas, sabão, detergentes e biodiesel.
-
Produtos de Limpeza
Diminua o uso de produtos de higiene e limpeza e priorize produtos feitos com ingredientes naturais que não degradem o meio ambiente. Dessa forma, você reduz o nível de poluentes presente nos rios.
-
Divulgue o consumo consciente
Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.
Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:
SOUZA, L. B. Leonardo. 10 dicas para aplicar o consumo consciente no seu dia a dia. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2018/10/dicas-consumo-consciente.html>.
2 comments