Como se preparar para o novo “normal”?

Põe máscara, lava máscara, higieniza as mãos, tira os calçados ao entrar em casa, coloca as roupas na máquina de lavar imediatamente, lava todas os produtos comprados no supermercado. Até quando? Seria esse o novo “normal”? Como agir diante de uma Pandemia?

O primeiro passo é aceitar o nosso novo contexto e entender que o risco de contaminação é como uma música que nos fará dançar no ballet que conduz os modelos comerciais e a capacidade do sistema de saúde nacional.

Conscientes da situação, precisamos sincronizar nosso corpo de ballet. Sem uma coreografia muito bem ensaiada (lembre-se desta palavra ENSAIO), certamente, estagnaremos no palco machucados de tanto nos esbarrarmos ou cansados por tentar sair do lugar, porém sem sucesso.

Imagem: Creative Commons

O que acabamos de ilustrar trata-se de um espetáculo sem ensaio ou alinhamento. Na dança e na vida precisamos estabelecer diretrizes quando o coletivo impacta no resultado final. Como alcançar resultados com o mínimo de danos possíveis diante do risco? Através de um Plano de Gerenciamento de Risco, conhecido, tecnicamente, como Plano de Contingenciamento. Em nosso caso, o grande problema é a elevada transmissibilidade da Covid-19, sem previsão da vacina ou medicação.

Em uma Pandemia, a decisão de um impacta o todo, portanto precisamos escolher a mesma música e sincronizar nossos passos. Para que um alcance dessa magnitude não se perca entre os ruídos da comunicação, deve-se criar um plano com todas as estratégias que serão adotadas e compartilhá-lo com a comunidade. O uso correto de máscaras, a etiqueta respiratória e o distanciamento social são medidas adotadas em cada nível de resposta.

Quando fazemos um Plano de Contingenciamento executável (Plano de Ação) convergirmos os esforços humanos e os insumos para uma única causa, logo evita-se retrabalho e o desperdício de bens e serviços.

Como você tem programado seu “Novo Normal”? Dançando qualquer música da rádio ou criando sua playlist favorita?

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

BRITO, Suan Lima. Como se preparar para o novo “normal”?. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2020/06/como-se-preparar-novo-normal-covid.html>.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *