Projeto muda vida de pessoas com deficiência através da dança

Um projeto em que as pessoas vivenciam a descoberta de seus corpos, suas potencialidades e movimentos, aprendendo com suas diferenças a construir uma releitura de si mesmo, do outro e do mundo.

Esse é a “Companhia de Dança sobre Rodas”, um dos projetos da Associação Elos da Vida, uma ONG que desenvolve atividades de arte e qualificação profissional voltadas para pessoas com deficiência há 19 anos.

Imagem: Associação Elos da Vida

Sua missão é contribuir na inclusão social de crianças, jovens e adultos com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, com projetos de educação, arte e cultura.

Em 2002, a Elos da Vida iniciou um processo de inclusão social através da dança com a “Companhia de Dança sobre Rodas”, constituída por bailarinos com e sem deficiência física, num exemplo concreto de que não existem limites para a construção do desenvolvimento humano. Nela os bailarinos experimentaram momentos de aprendizado, conquistam autonomia, ampliam sua consciência corporal e  reconstroem a própria vida.

Imagem: Associação Elos da Vida

Além do projeto de dança sobre rodas, a associação desenvolve também, ações de qualificação profissional e social de jovens com deficiência, em parcerias com outras organizações; práticas de educação ambiental e, aulas de consciência corporal com alongamento e relaxamento.

Os programas contribuem para o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social de jovens com deficiência e suas famílias. Além disso, a superação do preconceito social pelo fortalecimento de sua auto estima e potencialização de suas capacidades e experiências. Até o momento mais de 10 mil pessoas beneficiadas.

Vale lembrar que os projetos são mantidos por convênios com instituições privadas a nível nacional e local, aprovados em concursos e editais públicos.

Para mais informações: https://elosdavida.com.br/

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

SOUZA, L. B. Leonardo. Projeto muda vida de pessoas com deficiência através da dança. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2020/09/elos-da-vida-companhia-danca-sobre-rodas.html>.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *