ConsumoEcodesignMeio AmbienteModa SustentávelSemana Temática

Calçados feitos com calças jeans descartadas: Reciclagem, Upcycling e Moda Sustentável!

A indústria da moda é uma das mais vorazes em consumo de recursos naturais e uma das mais poluentes do planeta. Por trás daquela sua calça jeans, por exemplo, está um processo de produção que consome grandes quantidades de água, energia e corantes a base de produtos químicos altamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Uma simples camisa de algodão “esconde” aproximadamente 2.700 litros de água. Além disso, outra preocupação, ofuscada em meio a tantos impactos, é a geração de resíduos – são geradas 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano no Brasil, conforme dados do SEBRAE.

Descarte inadequado de resíduos têxteis./ Imagem: Diário do Litoral.

Mas em meio a tantos fatos ruins, felizmente existem cada vez mais iniciativas e empresas que buscam mudar essa realidade, através de ações que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade. Esse é o caso da EcoModas, uma empresa fundada com foco na preservação do planeta. A empresa do setor têxtil, além de produzir peças de vestuário, como o próprio nome da empresa sugere, também atua fortemente com conscientização ambiental, fruto da preocupação de seus diretores, Adriana Santos e Alex Santos, com todos os impactos negativos que a indústria da moda causa ao meio ambiente.

Como vimos, o jeans tem um impacto muito grande durante o processo de produção e ao ser descartado incorretamente continua impactando negativamente o meio ambiente, sendo entulhado em aterros. Buscando minimizar esse impacto pós-consumo, entram em cena a reciclagem e o upcycling, processos realizados pela EcoModas onde calças jeans usadas ganham vida nova se transformando em calçados lindos, cheios de estilo, confortáveis e com design ecológico.

Calçado da EcoModas feito a partir de jeans reciclado. Imagem: EcoModas.

Os calçados em jeans reciclado são feitos sob demanda (o que possibilita a não geração de grandes estoques) com calças jeans que a empresa recebe através de doações. Além disso, e como um grande bônus, todo o desenvolvimento do produto é pensado de forma sustentável, já que o solado é produzido com plástico e borracha reciclados e o forro é feito a partir de garrafas PET, transformadas em tecido.

Maravilhoso não é mesmo? Mas não é só isso! A EcoModas, que ao longo dos últimos anos se destacou no mercado nacional por transformar toneladas de materiais que iriam para aterros em novos produtos, também possui outros produtos em seu portfólio: carteiras, nécessaires, estojos, ecobags e bags de notebook feitas a partir da reciclagem de outros materiais – banners e câmaras de ar de pneus.

Bolsa feita com câmara de ar de pneus reciclada. / Imagem: Divulgação EcoModas.

Além dos produtos feitos a partir da reciclagem de banners comercializados no site, a empresa também atua em parceria com empresas que buscam a reutilização de banners e lonas utilizadas em campanhas de mídia externa. Tendo em vista que o descarte desses materiais em aterros é problemático – o material do qual são feitos esses banners (vinil) é um polímero que possui em sua composição vários poluentes (cloro, etileno e tramas de poliéster) – a EcoModas produz brindes utilitários a partir desses materiais para empresas interessadas nesse tipo de upcycling.

Bag de Notebook feita com banners reciclados. / Imagem: EcoModas.

E o propósito sócio-ambiental da EcoModas vai mais além, já que a empresa também reutiliza cones de linhas de costura industrial vazios para cultivar árvores que são usadas para enriquecer a flora e preservar nascentes através do Projeto Viveiro Educandário.

Para conhecer mais a EcoModas, acesse:

 

Referências:

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *