Cidades SustentáveisConsumoMeio AmbienteSemana Temática

Cataflix: a Reciclagem por quem faz ela acontecer – Você precisa assistir essa série!

Cada brasileiro produziu, em média, 380 kg de resíduos (“lixo”) em 2018, o que equivale a 79 milhões de toneladas no Brasil inteiro, segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos, relatório da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). E quando pensamos na destinação correta, dentre as quais a reciclagem, os catadores e catadores de materiais recicláveis têm um papel crucial nesse processo, pois são eles que coletam diariamente cerca de 90% de tudo que é reciclado no Brasil, segundo dados do IPEA.

Apesar de toda a importância que possuem – são os catadores e catadoras que fazem a reciclagem acontecer no país – infelizmente, eles ainda não recebem o merecido reconhecimento da sociedade pelas atividades que desempenham. Baixíssima remuneração e condições de trabalho que estão longe de serem as ideais são só alguns exemplos do que esses profissionais enfrentam diariamente.

Imagem: Pimp My Carroça.

Justamente para mudar essa realidade que o movimento Pimp My Carroça foi criado em 2012. E desde então, mais de 2000 catadores e catadoras já foram atendidos. O reconhecimento do projeto, que tem como foco o reconhecimento social e econômico desses importantes profissionais, fez com que atravessasse as fronteiras brasileiras sendo replicado em cerca de 50 cidades de 14 países diferentes.

E não para por aí! O Pimp My Carroça acaba de lançar uma novidade para dar mais visibilidade aos catadores e catadoras de materiais recicláveis: o Cataflix, uma série disponibilizada gratuitamente no canal do Youtube do Pimp My Carroça. Visando a criação de conteúdo relevante sobre a reciclagem e o universo dos catadores e catadoras, a série é apresentada pelos próprios catadores que se transformaram em youtubers para nos apresentar suas rotinas de trabalho e todos os desafios enfrentados diariamente.

Resultado de uma parceria entre Pimp My Carroça e Nestlé, o Cataflix é gravado em São Paulo e possui (assim como o Pimp My Carroça e seu aplicativo Cataki) relevância nacional com vídeos e depoimentos de catadores do país inteiro. Além disso, a série conta também com a participação de especialistas que colaboram com cada um dos temas abordados nos episódios. Outro diferencial são os cenários: um grafiteiro diferente é convidado para pintar um painel que retrate o tema de cada um dos episódios.

Imagem: Divulgação Pimp My Carroça.

O Cataflix terá frequência quinzenal, ou seja, a cada duas semanas será lançado um novo episódio. O primeiro e o segundo episódio, lançados no dia 30/10 e 13/11, já estão disponíveis no Youtube. O terceiro episódio será lançado amanhã, dia 27/11. Nessa primeira temporada a série contará com cinco episódios, sendo sempre apresentada por uma dupla de catadores youtubers.

“O público da série é tanto o gerador de resíduos (nós) quanto o próprio catador, até porque um não vive sem o outro”. João Bourroul, coordenador de comunicação do Pimp My Carroça.

Confira abaixo o guia dos episódios da primeira temporada do Cataflix:

Episódio 1 – Sou catador com muito orgulho! 

Qual a importância das catadoras e catadores para o Brasil? Qual a necessidade de remunerar o trabalho dos profissionais da reciclagem? Por que os catadores sentem orgulho de sua profissão?

No episódio de estreia, o Cataflix traça um panorama geral sobre as dificuldades e as belezas do trabalho dos catadores. Também são abordados os seguintes temas: a importância do reconhecimento e da remuneração da sociedade pelos serviços prestados pelos catadores; o valor de alguns dos principais materiais coletados pelos catadores; e a trajetória do Pimp My Carroça e do seu aplicativo Cataki.

Clique aqui para assistir.

Episódio 2 – Catadores contra a Covid-19

Como os catadores podem se proteger da Covid-19? Essa é a pergunta que o segundo episódio da série vai responder. Spoiler: a responsabilidade também é dos geradores de resíduos (nós).

Os catadores e catadoras são trabalhadores muito expostos ao novo coronavírus, pois além de trabalharem o dia todo na rua, esses profissionais precisam manusear materiais potencialmente contaminados. Os catadores-youtubers Anne e Carlão dão algumas dicas sobre como os catadores têm se protegido e como o gerador de resíduos pode – e deve – contribuir para a proteção desses trabalhadores tão essenciais para a limpeza urbana e para o meio ambiente.

Clique aqui para assistir.

Episódio 3 – História dos catadores no Brasil e no mundo (Previsão de estreia: 27/11)

O lixo é um problema que acompanha a humanidade desde os tempos da Grécia Antiga e quanto mais nos desenvolvemos mais lixo geramos. Hoje os catadores são encontrados em praticamente todos os países do mundo, inclusive no Brasil, onde se espalham pela maioria das cidades.

Mas nem sempre foi assim. Como toda profissão, a atividade dos catadores tem uma origem que data de muitos séculos atrás e sua trajetória acompanha e reflete algumas das principais transformações da humanidade ao decorrer de sua história. O terceiro episódio da série é uma viagem no tempo pela trajetória dessa profissão tão essencial, mas, infelizmente, ignorada.

Imagem: Conexão Planeta.

Episódio 4 – Destinação correta dos resíduos (Previsão de estreia: 11/12)

A separação e a destinação correta dos resíduos, o que comumente chamamos de lixo, é o tema do quarto episódio da série.

E ninguém melhor que os catadores e catadoras para contar sobre a melhor forma para o gerador de resíduos (nós) separar e destinar os materiais de sua casa. Lembrando que depois de consumir um produto, aquela embalagem não desaparece! Ela segue existindo e, se você fizer sua parte – destinando corretamente a embalagem, além de ajudar a gerar renda para o trabalhador da reciclagem, também contribui para um planeta menos poluído.

Episódio 5 – Saúde dos catadores (Previsão de estreia: 18/12)

A tração humana de carroças está longe de ser o modelo ideal para catadores e catadoras de materiais recicláveis, mas é o modelo mais comum hoje em dia.

Pensando na redução de danos, o último episódio da primeira temporada do Cataflix traz dicas práticas para o profissional da reciclagem manter a saúde em dia mesmo diante das dificuldades e dos riscos da coleta na rua.

Para acompanhar a primeira temporada do Cataflix, clique aqui e acesse o canal do Pimp My Carroça no Youtube.

 

Para conhecer mais sobre o Pimp My Carroça acompanhe:

 

E para ficar por dentro do Cataki, o aplicativo criado pelo Pimp My Carroça, acompanhe:

 

Sugestões de Leitura:

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *