Cidades SustentáveisConsumoSemana Temática

Empresa oferece soluções para a logística reversa de embalagens

Na sua próxima ida ao mercado, repare nas embalagens de alguns produtos, como caixas e garrafas de suco, produtos de limpeza, artigos para animais de estimação e itens de cuidado e higiene pessoal. Algumas delas trazem o selo “eureciclo” impresso.

Mas você sabe o que esse selo significa?

O selo Eureciclo faz a ponte entre marcas de bens de consumo com recicladores, promovendo reciclagem com responsabilidade social, através da compensação ambiental. Ele foi idealizado para solucionar duas questões principais: a destinação final de embalagens geradas por empresas e marcas e a marginalização dos agentes da cadeia de reciclagem.

Assim, é possível dar um destino ambientalmente correto à uma massa de resíduos equivalente à massa das embalagens que uma empresa coloca no mercado.

Imagem: eureciclo

Então toda vez que você encontrar uma embalagem com selo “eureciclo” você pode ter certeza que essa empresa investe na cadeia de reciclagem! Isso só acontece porque, para adotar o selo, a empresa deve realizar o pagamento pelo serviço de coleta e triagem prestado pelos operadores de reciclagem.

Eureciclo homologa os operadores parceiros de coleta e triagem de resíduos recicláveis e checa a consistência do processo de forma escalável e segura, priorizando sempre a transparência e a inclusão. Do outro lado deste processo, estão as empresas que investem na cadeia de reciclagem, gerando incentivos para o desenvolvimento destes operadores.

As marcas que participam deste processo, recebem o selo eureciclo para estampar suas embalagens e comunicar seu compromisso aos consumidores.

Imagem: eureciclo

Todo esse processo é certificado visando o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), comprovando a logística reversa de suas embalagens e adequando-as à legislação ambiental vigente.

O objetivo da iniciativa é elevar a taxa de reciclagem no país, que atualmente gira em torno de 3%. Quando impresso em uma embalagem, o selo certifica que a empresa destina recursos à cadeia de reciclagem, através da compensação ambiental de pelo menos 22% das suas embalagens, conforme a meta nacional atual prevista na PNRS.

Essa meta é progressiva (34% em 2023, 40% em 2027 e 45% em 2031) e busca direcionar as empresas a adequarem seus processos. A boa notícia é que algumas marcas certificadas compensam 50%, 100% e até 200% de suas embalagens.

Muito bacana né? Já foram mais de 90 mil toneladas compensadas e mais de 2.900 marcas estão apoiando a cadeia de reciclagem em um movimento de incentivo à criação de um mundo mais sustentável.

 

 

Tags:

Um comentário

  1. Deixa entender: as embalagens que adquirimos, que tem esse selo, após serem descartadas na empresa, em um condomínio residêncial…elas são destinadas para uma cooperativa, pois para um Reciclador não é sustentável coletar x quilos, 1 tonelada, continuando…O cooperado identifica o selo e vende para o Reciclador? Como é realizado esse processo? As cooperativas estão integradas para auxiliar no aumento dessas embalagens e destino correto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *