ConsumoMeio Ambiente

Não jogue sua esponja de limpeza fora! Você pode reciclar!

A reciclagem doméstica tem se tornado uma realidade cada vez mais necessária em um mundo em dívida ambiental, principalmente quando falamos daqueles resíduos que não sabemos como descartar. Você sabia que alguns materiais, como a esponja de louça e cápsulas de café, demandam cuidados especiais?

Estes materiais de difícil reciclabilidade são os protagonistas da TerraCycle, uma empresa criada em 2001, presente em 21 países e responsável por engajar mais de 80 milhões de pessoas em programas de coleta, envio e reciclagem de lixo. Apesar das limitações quanto ao tipo de resíduo, a empresa disponibiliza soluções super interessantes às lacunas existentes no processo da reciclagem.

A empresa conta com a ajuda de pessoas em ações espalhadas ao redor do globo e, através de milhões de envios, já conseguiu reciclar, apenas no Brasil, quase 2 milhões de esponjas e arrecadar mais de 100 mil reais em doações.

Como funciona?

O processo é bastante simples! Primeiro é preciso cadastrar-se no site individualmente ou em grupo. O cadastro possibilita a contagem do sistema de pontos e de recompensas.

Print do site da TerraCycle

Depois é necessário coletar os materiais conforme as orientações no site. Independente do material em questão, é importante seguir as diretrizes para armazenamento e envio gratuito.

Para postagem do material nos Correios é necessário imprimir uma etiqueta (disponibilizada no site da TerraCycle), colocar todo o material em uma caixa e enviar sem custos. O pacote é então recebido, os pontos computados e o material reciclado.

No site é possível também monitorar os programas disponíveis, encontrar pontos de coleta já existentes na sua cidade e, até mesmo, acessar todo o material de apoio necessário caso você queira ser um ponto de coleta.

Imagem: Print do site da TerraCycle.

Incrível, não é? Que tal então impulsionar o seu entorno e criar um ponto de coleta no seu prédio, bairro ou trabalho e ainda arrecadar pontos para doar à escola pública ou instituição de caridade de sua preferência?

Entre no site da TerraCycle para conhecer mais sobre o programa!  #nãoépubli

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *