Empresa paulista cria soluções para cadeias produtivas se tornarem circulares

Incentivar a transformação da economia linear em economia circular, essa é a incrível proposta da empresa paulistana Boomera, transformando resíduos de difícil reciclagem (plásticos com dupla ou tripla composição) em matéria-prima para novos produtos tanto para uso industrial como doméstico para os consumidores.

Com o slogan “Do início ao início”, um dos pilares da economia circular, a empresa tem a missão de auxiliar grandes empresas a gerenciar o pós-consumo e seus materiais de forma mais sustentável. Por meio da logística reversa (com a inclusão de cooperativas de catadores no processo) e da reintrodução desses resíduos na cadeia produtiva, é possível transformar esse mar de resíduos em uma nova realidade.

Imagem: Freepik

As embalagens descartadas – que na maioria das vezes são destinadas a aterros sanitários por possuírem compostos altamente complexos e classificados como rejeitos – são a matéria-prima que a Boomera trabalha dando nova utilidade a eles. Os resíduos utilizados são os mais variados possíveis, eles vão de cápsulas de café e sachês de molhos à fraldas descartáveis e plástico retirado dos oceanos.

Ao envolver as cooperativas de catadores de materiais recicláveis no processo da coleta desse material, a empresa gera mais renda para essa categoria, promove um processo de melhoria contínua dessas cooperativas e gera impactos ambientais positivos.

Pellets de resina plástica reciclada. Imagem: Boomera/Reprodução

Ao chegar na fábrica da Boomera, esses resíduos são transformados em resina reciclada feitas de material pós-consumo (PCR) que servem de matéria-prima para a fabricação de produtos circulares, como embalagens, pallets, utensílios domésticos e até mesmo artigos esportivos.

Sua metodologia própria, chamada de Circular Pack, permite identificar o melhor caminho para transformar esses resíduos complexos em novos produtos através de pesquisa e desenvolvimento, logística reversa e design de produtos.

Imagem: Boomera/Reprodução

A empresa que é certificada como Empresa B, desenvolve soluções há mais de uma década. Já realizaram projetos para mais de 400 empresas, mais de 500 cooperativas e 15 mil cooperados fazem parte do seu ecossistema, que já coletaram mais de 131 mil toneladas de resíduos recicláveis.

É incrível ver empresas como a Boomera com o propósito de tornar o mundo um lugar melhor.

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

SOUZA, L. B. Leonardo. Empresa paulista cria soluções para cadeias produtivas se tornarem circulares. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2021/11/boomera-solucoes-cadeia-produtiva-circular.html>.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *