Compras Sustentáveis

Em dezembro do ano passado foi aprovada a ISO 20.400 sobre Compras Sustentáveis. Mas o que isso significa? Qual a importância disso? Afinal, o que é ISO?
Autossustentável: ISO 20400
Imagem: DQS CFS Competence for Sustainability
ISO é a sigla em inglês para Organização Internacional de Normalização que cria normas para facilitar o comércio e promover boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos. A aprovação da ISO 20.400 representa um passo fundamental para consolidação da sustentabilidade como tema norteador na estratégia de instituições públicas e privadas.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, as compras públicas representam quase ¼ do PIB nacional. Em empresas, o processo de compras pode ultrapassar 80% do seu orçamento total. Fica claro que a etapa de aquisições dessas instituições é um elemento importantíssimo para seu bom funcionamento.
Autossustentável: Compras Públicas Sustentáveis
Imagem: Limpeza Consciente
Assim, levando em consideração o volume das compras dessas instituições, a ISO 20.400 sobre Compras Sustentáveis possui um potencial multiplicador. Isto porque não só a própria organização (ISO) tende a consolidar temáticas em sustentabilidade como pontos-chave para cumprir seus objetivos (ou mitigar potenciais riscos), como seus fornecedores vão na mesma direção, em um movimento multiplicador e de claro ganha-ganha-ganha: a instituição, os fornecedores e a sociedade como um todo.
A ISO 20.400 é, desta forma, uma diretriz que aprendeu com as melhores práticas globais em compras sustentáveis a fim de auxiliar na estruturação de um processo de aquisições de bens e serviços e de gestão dos fornecedores, independente da natureza, tamanho ou finalidade da instituição a utilizá-lo.
Imagem: Gestão Empreendedora
Caso você esteja em uma organização interessada em dar os primeiros passos, não há hora melhor para começar. Se esta organização já iniciou o processo, por que não compará-lo à norma a fim de potencializar ainda mais essas ações? Independentemente do uso a ser feito, a ISO 20.400 é, sem dúvida, mais um importante instrumento para a consolidação da sustentabilidade em nossas vidas.
Clique aqui para ler mais artigos de Fernando Malta

1 comment

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *