Os 7 R’s da Sustentabilidade em Ação

Os sete R’s fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos e garantir um futuro melhor para todos nós. A questão-chave é levar o cidadão a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e evitando o desperdício.

Repensar:

Repense seus hábitos. Pense bem antes de comprar. Escolha comprar somente o que realmente é necessário. O consumo excessivo causa degradação ambiental. 

Recusar

Recuse produtos fabricados por empresas que não respeitam a natureza ou prejudicam o meio ambiente. Opte por comprar de quem produz com baixo impacto no ambiente e beneficia a sociedade.

Apenas Diga Não. Imagem: Creative Commons

 

Reduzir:

Usando corretamente produtos com maior durabilidade e com embalagens na medida certa, você vai reduzir o consumo de energia, de água e a quantidade de lixo residual. Assim, quando for comprar alguma coisa, pense em como reduzir a quantidade de lixo que será gerado com aquilo e evite excessos de consumo.

Se você mora sozinho, por exemplo, é possível encontrar na maioria dos supermercados, embalagens apropriadas para o consumo de uma só pessoa. Isso evita que os alimentos percam a validade e acabem no lixo. Ou ainda se for organizar a festinha de aniversário do seu filho e convidou 50 amiguinhos, para que comprar uma embalagem de talheres com 200 unidades?

Reparar

Muitas vezes, consertar um produto quebrado sai mais barato do que comprar um novo. Além de ser sustentável, você ainda economiza. 

Reutilizar:

Com um pouco de imaginação e criatividade podemos utilizar o mesmo produto para outro fim. Um objeto pode ganhar funções totalmente diferentes da original e ainda continuar muito eficiente.

Existem diversas maneiras de reutilizar um objeto: garrafas de PET podem virar uma prática horta vertical ou simpáticos brinquedos para as crianças, uma latinha de alumínio pode ser seu próximo porta-trecos ou um lindo vasinho de plantas e um pneu velho pode ser transformado em uma boia da piscina ou um belo puff.

Devemos também adotar o hábito de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como: guardanapos de pano, sacolas retornáveis, fraldas de pano e embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés das descartáveis. 

Reciclar:

Não deu para reutilizar? Então renda-se à reciclagem. Cada material deve ser condicionado em um coletor específico para ser reciclado de acordo com sua natureza. Você pode separar os materiais em qualquer lugar e levá-los diretamente aos centros de reciclagem ou procurar serviços de coleta que passem pela sua casa ou trabalho. Lembre-se de separar os resíduos secos, procurando guardar os objetos limpos e secos.

Reintegrar:

Já aquilo que não pode ser reciclado, como restos de alimentos e outros materiais orgânicos, pode ser reintegrado à natureza. A compostagem orgânica é o melhor processo para transformar cascas de verduras e outros resíduos orgânicos em adubo. O composto que resulta do processo é um material altamente nutritivo e pode ser utilizado em jardins, hortas e pomares.

 

13 comments

  1. Adorei a pesquisa mas tenho uma dúvida.
    Eu pesquisei em vários lugares e sempre os 7rs são diferentes e eu queria saber os rs verdadeiros

  2. Olá,adorei o texto informativo sobre os 7 R’S mas tem uma coisa que eu pensei sério,e está no texto “Reduzir”,se meu filho quiser fazer uma festa para 50 amigos,nós até que poderíamos comprar 200 talheres sim,para quando fazermos outra festa, economizará mais dinheiro mas tirando isso,adorei tudinho😉

  3. Tenho certeza de que isto está ligado a formação do indivíduo, quanto sua educação, é um assunto a ser não somente discutido, mas sim ensinado em sala de aula desde o pré-ensino até as universidades!

  4. Boa tarde! Academicamente falando, de onde surgiram esses “R’s”? Já olhei em vários blogs e ninguém coloca a fonte acadêmica. Vou continuar procurando, mas se alguém souber, obrigado!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *