A Importância das Atividades Físicas para a Saúde

Se antigamente cuidar da nossa saúde se resumia a uma dieta balanceada, hoje em dia sabemos que é preciso equilibrar a ingestão de calorias e atividades físicas – o tal balanço energético – para mantermos o nosso organismo saudável e termos uma vida equilibrada.

Excesso de trabalho, vida corrida, doses de estresse e as comodidades diárias são alguns dos ingredientes para as pessoas darem pouca importância à atividade física. Atualmente, o sedentarismo é mais perigoso para a saúde do que a obesidade. Mais gente morre em decorrência de um estilo de vida sedentário do que de diabetes, afirma o médico Victor Matsudo.

Importante por beneficiar amplamente qualquer indivíduo, seja fisicamente e/ou mentalmente, a atividade física é uma das principais medidas para a prevenção de doenças cardíacas. E você só precisa começar, dar o primeiro passo para deixar o sedentarismo de lado.

Segundo as recomendações do ACSM (American College of Sports Medicine), para deixar de ser sedentário e se manter saudável, deve-se realizar pelo menos 30 minutos de atividade física moderada e de forma contínua ou acumulada (3 x 10 minutos ou 2 x 15 minutos) por dia.

Nesses 30 minutos diários, pode tudo. Você pode andar, pedalar, nadar, dançar, subir as escadas ao invés de usar o elevador ou escada rolante e até brincar com o seu cachorro. Mexa-se! O importante é não ficar parado!

 

Entretanto, é sempre bom lembrar que nenhuma atividade física deve ser iniciada antes de uma consulta com um cardiologista para avaliação do estado geral de saúde. A consulta se torna ainda mais importante para indivíduos que apresentam fatores de risco, como: hipertensão, diabetes, colesterol elevado e obesidade.

Vale também lembrar que cada indivíduo deve praticar atividade física respeitando suas limitações e seus problemas de saúde

Mas quais as vantagens da atividade física para a saúde?

Os motivos para buscar este equilibro são inúmeros. Pessoas que realizam atividades físicas continuamente tem melhora da circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imune, redução do colesterol e também tem efeitos sobre a glicemia e metabolismo do cálcio.

 

Além disso, a liberação de endorfinas proporciona nítido bem-estar aos praticantes, com melhora da sua qualidade de vida. Garante mais alegria, qualidade de sono, além da melhora da autoestima, pois reduz a gordura corporal e aumenta a massa magra.

Mas os benefícios da atividade física não param por aí! Ao eliminar o sedentarismo, passa-se a ter uma menor chance de desenvolver doenças cardíacas (como o infarto) e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), conhecidos como derrames cerebrais.

 

Baseado em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde concluiu que seria possível evitar 260 mil mortes por ano causadas por câncer e doença coronariana crônica se toda a população brasileira fizesse, ao menos, 30 minutos de atividade física moderada por dia, mantendo uma boa alimentação.

Antes de começar o seu #30TodoDia, uma dica para levar para sempre: hidrate-se! A água além de proteger a saúde também garante a disposição e o harmônico funcionamento do corpo tão necessários à prática de exercícios físicos.

E aí? Está esperando o que para se exercitar? Xô sedentarismo!

 

Com informações de: Mais Equilíbrio, Personal Athletic, SOCESP,  Terra e Tua Saúde

 

 

Clique aqui para ler mais artigos de Leonardo Borges

 

2 comments

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *