10 Dicas do que NÃO fazer com seus resíduos

Muitas vezes as nossas boas intenções acabam indo para o lixo porque não sabemos como descartar nossos resíduos.

Dúvida
Imagem: ACN Nutrição

Existem diversas fontes e informações sobre reciclagem e destinação correta para reciclagem. Veja bem, existe diferença entre esses dois termos. Normalmente, em nossas casas, nós apenas destinamos nossos resíduos para reciclagem, uma vez que, não transformamos esses resíduos em outro produto ou damos outra utilidade para ele.

Para facilitar sua vida, acho mais fácil que você saiba o que não deve ser feito, pois muitas vezes não sabemos qual o melhor caminho ou o mais correto, contudo, o errado é sempre mais fácil de ser identificado.

atenção
Imagem: Twitter

Se você ainda tem dificuldade em separar corretamente seus resíduos orgânicos (restos de comida e lixo de banheiro) dos resíduos sólidos (recicláveis ou lixo seco como também são conhecidos), aí vão dez dicas do que você NÃO deve fazer, nem em casa ou na rua.

  1. NÃO se deve colocar isopor no lixo orgânico, devemos descartá-lo no lixo reciclável. Para saber mais sobre a reciclagem de isopor, clique aqui.
  2. NÃO se deve jogar remédios no vaso sanitário ou no lixo orgânico, devemos descartá-los em postos de coleta que trabalham especificamente com medicamentos. Para saber mais sobre a forma correta de descarte, clique aqui.
  3. NÃO se deve jogar óleo de cozinha usado na pia, devemos armazená-lo e descatá-lo em postos de coleta que trabalham especificamente com óleo de cozinha. Para saber o posto mais próximo da sua casa, clique aqui.
  4. NÃO se deve descartar embalagens de higiene pessoal no lixo do banheiro, geralmente essas embalagens são recicláveis, por isso devemos descartá-las no lixo reciclável.
  5. NÃO se deve deixar as tampas dos enlatados de forma que possam causar algum acidente.
  6. NÃO se deve lavar demasiado as embalagens usando sabão ou detergente.
  7. NÃO se deve jogar celulares ou eletrônicos no lixo orgânico, devemos descartá-los para empresas de reciclagem que trabalhem especificamente com esses materiais.
  8. NÃO se deve colocar objetos ou jogar cigarro dentro das latinhas e garrafas de vidro.
  9. NÃO se deve jogar embalagens com comida no lixo reciclável, devemos limpar as mesmas antes do descarte.
  10. NÃO se deve deixar as embalagens de Tetra Pak e PET com tampa no lixo reciclável, devemos descartar separadamente as as tampas e embalagens no lixo reciclável.
Destinação
Imagem: Creative Commons

Finalizo com uma frase popular que não sai de moda: se você quer ver uma mudança no mundo, comece por você!

 

 

 

5 comments

  1. A 9 e 10 estão erradas.
    9 – a embalagem suja deve ser jogada no reciclável. O ideal é que seja limpa mesmo. Ela continua sendo reciclável mas perde o valor comercial devido a sujeira.
    10- a garrafa pet é reciclavel. Por quê não pode ser jogada no reciclável?

    A matéria é boa, mas ficou confusa, algumas dicas saíram com o NAO e outras sem

    1. Olá André!
      Reformulamos as dicas do texto. Sendo assim as dicas 9 e 10 são respectivamente:
      NÃO se deve jogar embalagens com comida no lixo reciclável, devemos limpar as mesmas antes do descarte
      NÃO se deve deixar as embalagens de Tetra Pak e PET com tampa no lixo reciclável, devemos descartar separadamente as as tampas e embalagens no lixo reciclável

  2. Fiquei confusa, os eletrônicos devem ser descartados onde? O texto tem uma dupla negativa, mas eu assumo que é pra NÃO jogar no lixo orgânico, procede?

    1. Olá Silvana! Notamos que assim como você, algumas outras pessoas ficaram confusas, por isso reformulamos as dicas.
      Você compreendeu bem, celulares e eletrônicos não devem ser descartados em lixo orgânico.
      Eles devem ser descartados separadamente, de preferência para empresas de reciclagem que trabalhem especificamente com esses materiais.
      Segue o site de uma recicladora de resíduos eletrônicos: http://www.recicladoraurbana.com.br/

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *