Isopor: é possível reciclar SIM!

Sabe aquele mito de que o isopor não é reciclável? Esqueça isso! O EPS (sigla de Poliestireno Expandido), mais conhecido como isopor, pode e deve ser reciclado! Durante muito tempo, fosse por falta de tecnologia, viabilidade financeira ou mesmo conscientização, as pessoas deixaram de dar o destino correto a esse material. Por isso a gente quer e precisa esclarecer: o isopor é um resíduo reciclável!

Como explica matéria veiculada no jornal Gazeta do Povo, o material pode ser reciclado de três formas: reciclagem mecânica, que transforma o produto em matéria prima para a fabricação de novos produtos; reciclagem energética, que usa o isopor para a recuperação de energia em função do seu alto poder calorífico; e reciclagem química, que reutiliza o plástico para a fabricação de óleos e gases.

Reciclagem
Reciclagem de isopor. Imagem: Prefeitura de Ponta Grossa

Várias iniciativas estão acontecendo no intuito de fomentar a reciclagem do isopor, material plástico que tem em sua composição 98% ar. A Santa Luzia, empresa de Molduras de Braço do Norte, sul de Santa Catarina, encontrou uma maneira para substituir a madeira, criando um processo de compactação de resíduos de EPS – ou isopor. A partir do poliuretano ou do poliestireno reciclados, a empresa produz perfis, molduras, revestimentos de pisos e paredes, com foco em alto padrão e capacidade de transformar grandes quantidades de resíduos plásticos em várias linhas de produtos, como rodapés, rodatetos, guarnições, rodameios, revestimentos (Ecobricks e Vértices) e decks (Ecodeck), além de espelhos, molduras e porta-retratos. É possível conhecer um pouco mais sobre o processo clicando aqui.

Além disso, a Termotécnica, empresa de embalagens para produtos industriais e transformadora de EPS (isopor®) com sede em Joinville – norte de Santa Catarina, desenvolveu um programa de reciclagem do material e tem direcionado grandes esforços para a orientação a respeito da possibilidade e importância de reaproveitar este material. Ao longo do trabalho desenvolvido pela empresa, foi criado um site (clique aqui para acessar) onde é possível localizar o ponto de coleta deste resíduo mais próximo da sua localidade, uma ferramenta útil e que facilita o engajamento. Incrível, né?! Segundo a empresa, o processo de reciclagem consome poucos recursos naturais, como água e energia, e gera poucos resíduos.

1ponto_de_entrega_voluntaria
Ponto de entrega voluntária da Termotécnica. Imagem: Divulgação.

O programa conta com uma rede de mais de 1.100 pontos de coleta e 270 cooperativas parceiras, o que corresponde a reciclagem de 30% da quantidade de embalagens de EPS produzidas pelo país, evitando cerca de 6 mil toneladas por ano de descarte inadequado do material em aterros. Com 10 anos de existência o programa já reciclou mais de 35 toneladas de isopor e gera, hoje, cerca de 100 empregos diretos e impacta aproximadamente 5 mil famílias.

A empresa investiu no desenvolvimento de uma ampla cadeia de logística reversa, o que significa importante incentivo às cooperativas pelo fato do isopor ser um material que ocupa bastante espaço e é extremamente leve, o que desestimula sua coleta e envio para reciclagem. Além disso, com investimentos na ordem de R$15 milhões instalou unidades próprias de reciclagem nas cidades de Manaus (AM), Rio Claro (SP), São José dos Pinhais (PR), Joinville (SC) e Petrolina (PE). Após reciclado, o isopor volta para o mercado e é utilizado para a fabricação de itens como: régua escolar, corpo de caneta, solas de sapato, rodapés, molduras, entre outros. Para explicar mais sobre o programa foi desenvolvido um vídeo didático e de fácil entendimento, clique aqui para acessá-lo. Há também uma cartilha de linguagem lúdica que visa auxiliar na conscientização das crianças, para acessar clique aqui.

Isopor

É fato que para desmistificar a ideia de que o isopor é um resíduo reciclável será necessário um forte trabalho de educação e conscientização. Que tal contribuir para essa iniciativa e ajudar a divulgar essa informação? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e faça a sua parte!

 

 

 

13 comments

  1. Tenho uma reciclagem e nos recebemos muito isopor e eu não tenho destino pra este tipo de material como pode me ajudar

  2. Gostaria de encaminhar um questionário de pesquisa (UFRJ) sobre a questão de resíduos, frente ao consumo desenfreado estabelecido. Como proceder?

      1. Boa tarde faça faculdade de química. Gostaria de saber um pouco para trabalhar em cima do meu TCC

  3. “É fato que para desmistificar a ideia de que o isopor é um resíduo reciclável” – isso nao ta errado? nao seria melhor ” desmistificar a ideia de que o isopor é um resíduo NÃO reciclável? “

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *