Educação Infantil – A importância do contato com práticas sustentáveis desde cedo

Como você imagina que é a escola para crianças muito pequenas?

Você sabia que os bebês podem frequentar as escolas infantis? Mas, atualmente, o ensino escolar é obrigatório a partir de 4 anos de idade. A Educação Infantil é entendida como primeira etapa da Educação Básica, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n° 9394/96) e esta etapa atende crianças de até 5 anos e 11 meses de idade.

Nosso olhar para a Educação Infantil geralmente nos leva a considerar que as crianças são muito pequenas e, por isso, a escola para esta idade terá como função cuidar e brincar.

Todavia, os profissionais de educação (professoras, professores, educadores e educadoras) desta fase, têm o grande compromisso de cuidar concomitantemente a ensinar, uma vez que, esta etapa é de muita importância para o amplo desenvolvimento infantil. Isso porque é nessa fase que devem ser trabalhadas e estimuladas habilidades indispensáveis para as próximas etapas escolares, como: concentração, atenção, comunicação, coordenação, lateralidade, criatividade, interesse, comportamento leitor, socialização e autoconhecimento.

Todo o trabalho desenvolvido na Educação Infantil é, assim, pensado e planejado com temas e direcionamentos curriculares segundo documentos nacionais, estaduais e até municipais. Tais documentos devem conduzir os conhecimentos imprescindíveis à esta idade, que serão adaptados aos contextos, especificidades e necessidades regionais, sociais e culturais, incluindo a consciência ambiental.

Sendo assim, na escola, as crianças serão cuidadas, mas estarão em processo de ensino e aprendizagem desde muito cedo. Claro que, considerando sua idade, de forma lúdica e interessante.

Na Educação Infantil as crianças brincam, cantam, interagem socialmente, aprendem a se comunicar, a dividir, conhecer a si e ao outro, ouvem histórias, observam a natureza, criam, iniciam contato com letras e números, com desenhos, pinturas, habilidades manuais e artísticas propiciando, portanto, muitas habilidades essenciais ao seu desenvolvimento.

O trabalho das educadoras e educadores é planejado e direcionado, mas seu diferencial é o encanto que a Educação Infantil possui com a novidade, pois tudo que é apresentado para as crianças dessa etapa, é novo, é interessante, faz os olhos brilharem e pode ser divertido. Por isso, há muita responsabilidade e importância quanto ao que será ensinado e como será feito, pois são sementes sendo plantadas para florirem adiante.

As crianças se interessam em observar a beleza de uma flor, se encantam ao tocar e sentir a diferente textura do tronco de uma árvore, podem observar passarinhos por um bom tempo, gostam muito de olhar, ouvir, cheirar as plantas, animais e objetos, olhar para o céu e perceber a cor, as nuvens, o vento, a chuva.

Por vezes, podem até não compreender que essa beleza exige cuidados e delicadeza, e que não devemos puxar, arrancar ou agredir. No entanto, fica simples ensinar, quando percebem que, apesar de quererem tocar, e levar junto de si as pequenas lembranças, essas atitudes prejudicam toda a beleza da natureza. Assim, logo compreendem a importância dos cuidados que devemos ter com a natureza, e esse cuidado será pouco a pouco ampliado para âmbitos maiores de práticas sustentáveis.

Neste sentido, cada temática que é trabalhada nesse período deve ser trazida de forma delicada e coerente à idade. É justamente nesse período que podemos criar importantes valores e práticas, inclusive quanto às questões de consciência ambiental e de sustentabilidade.

Esses valores e práticas podem (e devem) ser enraizadas dentro e fora do ambiente escolar repercutindo na formação de pessoas conscientes sobre a realidade ambiental. Dessa forma a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano se tornará mais natural, a ponto dessas crianças se tornarem profissionais que se preocupem e levem essa consciência e valores para as grandes empresas. O que, de fato, fará significativa diferença para as questões ambientais – que estão necessitando de imensa atenção em nossas vidas.

Gostou do nosso conteúdo e quer utilizar parte deste artigo? Não esqueça de nos citar!
Saiba como colocá-lo nas referências:

MATTARA, Bianca. Educação Infantil – A importância do contato com práticas sustentáveis desde cedo. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2024/10/educacao-infantil-a-importancia-do-contato-com-praticas-sustentaveis-desde-cedo.html>.

Referência e Sugestão de Leitura:

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *