Toque de Simplicidade e Sabor para sua Ceia Vegana: Receita de Panetone de Assadeira

É um período de ceias e é também, mais uma oportunidade para inserir sabores veganos no cardápio de festas e na vida diária.

Promover a opção vegana é estimular compaixão, respeito, cuidado aos animais e ao meio ambiente. Somos criativos e capazes de transformar hábitos quando mudamos nossa forma de enxergar a alimentação. Ousar, ir além e experimentar é a chave para aqueles que desejam fazer a transição ao veganismo.

Um bom discernimento sobre a amplitude do conceito real de sustentabilidade aliado a uma boa dose de empatia, gera sábias decisões e impactos positivos e significativos. Começar pela alimentação é uma forma linda de iniciar uma jornada bem interessante!

Vamos à receita?

Imagem: Valéria Amores – Autossustentável

Panetone de Assadeira (com pera e uva passa)

 Para uma assadeira de furo central pequena, que rende 10 pedaços, use:

  • 2 peras cortadas em cubo (opte por peras duras)
  • 1 xícara de uva passa roxa
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 10g de fermento granulado para pão
  • 1 xícara de açúcar demerara
  • 1 colher de sopa de essência de panetone
  • ½ xícara de óleo de coco
  • 1 pitada de sal
  • ½ xícara de água morna

Modo de Preparo:

  1. Coloque o fermento, 1 colher de sopa de açúcar demerara, 1 pitada de sal e a água morna em uma bacia. Mexa delicadamente dissolvendo o fermento.
  2. Acrescente 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo e integre ao fermento. Deixe descansar.
  3. Numa panela, coloque as peras e 1 colher de sopa de açúcar demerara. Em fogo baixo, vá mexendo as peras e acrescente 100 ml de água. Coloque também as uvas. Tampe e deixe cozinhar por uns 3 minutos.
  4. Mexa novamente e acrescente 3 gotas de essência de panetone. Quando a pera amolecer (mas não desmanchando), desligue. Deixe descansar e amornar bem.
  5. Na bacia com fermento, coloque o óleo de coco, o restante do açúcar demerara e da farinha de trigo.  Junte as peras e as uvas. Integre-as bem à massa.
  6. Use as mãos e polvilhe um pouco mais de farinha de trigo para misturar os ingredientes. Sove delicadamente. A massa é mole e grudenta mesmo. Deixe descansar por 20 minutos.
  7. Pré aqueça o forno em 180 graus. Unte a assadeira de furo central, com óleo e coloque a massa, soltando pedaços pra cobrir todo o círculo. Leve ao forno.
  8. Deixe assar por 25 a 30 minutos ou até dourar.
  9. Espere esfriar. Solte bem as laterais com auxílio de uma faca e desinforme.

Dica: Coloque nozes, frutas cristalizadas, faça em forminhas de panetone se preferir. Opte também por gotas de chocolate vegano (nem sempre é fácil de encontrar).

Imagem: Valéria Amores – Autossustentável

 Ótimo para tomar um bom café natalino com amigos e família!

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

AMORES, Valéria. Toque de Simplicidade e Sabor para sua Ceia Vegana: Receita de Panetone de Assadeira. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2019/12/sabor-para-sua-ceia-vegana-receita-de-panetone-de-assadeira.html>.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *