Meio AmbienteSemana Temática

#VireCarranca – Em Defesa do Velho Chico

Por mais um ano, a Autossustentável apoia a campanha “Vire Carranca” em defesa do Velho Chico. A mobilização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de um rio vivo e ativo.

A campanha promovida pelo Comitê celebra, neste dia 03 de junho, o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, data para reforçar em todo o território da Bacia a importância da preservação do Rio São Francisco,

Neste ano, o tema é “Viva o Velho Chico Vivo! ”. Afinal, falar sobre a preservação e cuidado com o Rio São Francisco serve como ponto de partida para um diálogo sobre a vida e a saúde das pessoas.

Tendo a carranca como ícone, a ideia da campanha “Vire Carranca” é atrair e unir forças para defender o Velho Chico dos graves problemas enfrentados pelo Rio e sua bacia hidrográfica e para a sua necessária e urgente revitalização.

 

O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e de toda a América do Sul. De sua nascente, na Serra da Canastra (MG), até a foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, o Rio São Francisco percorre 2.700 Km, levando a água que dá vida ao Semiárido. Ele corre por 521 municípios em 5 estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas). Além disso, sua bacia hidrográfica ocupa porções de três biomas: Cerrado (de Minas Gerais ao oeste e sul da Bahia), Caatinga (nordeste baiano) e Mata Atlântica (no Alto São Francisco, principalmente nas cabeceiras).

O Velho Chico alimenta a vida e a esperança dos 18 milhões de brasileiros que dependem direta ou indiretamente de suas águas.

Imagem: Creative Commons

Apesar de termos um rio cheio devido às fortes chuvas ocorridas no final do ano de 2019 e no início deste ano, não há motivos parra comemorar. A bacia hidrográfica do Rio São Francisco tem um histórico de degradação e sua revitalização completa depende de pelo menos R$ 31 bilhões em recursos para ser recuperada. Assim, a mobilização também é uma tentativa de pressionar o poder público para a captação necessária dos recursos.

Nós abraçamos a causa e viramos carranca para defender o nosso Velho Chico. Abrace essa causa você também.

Para mais informações sobre a campanha, acesse: http://virecarranca.com.br

 

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *