#VireCarranca – Em Defesa do Velho Chico
Por mais um ano, a Autossustentável apoia a campanha “Vire Carranca” em defesa do Velho Chico. A mobilização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de um rio vivo e ativo.
A campanha promovida pelo Comitê celebra, neste dia 03 de junho, o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, data para reforçar em todo o território da Bacia a importância da preservação do Rio São Francisco,
Neste ano, o tema é “Viva o Velho Chico Vivo! ”. Afinal, falar sobre a preservação e cuidado com o Rio São Francisco serve como ponto de partida para um diálogo sobre a vida e a saúde das pessoas.
Tendo a carranca como ícone, a ideia da campanha “Vire Carranca” é atrair e unir forças para defender o Velho Chico dos graves problemas enfrentados pelo Rio e sua bacia hidrográfica e para a sua necessária e urgente revitalização.
O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e de toda a América do Sul. De sua nascente, na Serra da Canastra (MG), até a foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, o Rio São Francisco percorre 2.700 Km, levando a água que dá vida ao Semiárido. Ele corre por 521 municípios em 5 estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas). Além disso, sua bacia hidrográfica ocupa porções de três biomas: Cerrado (de Minas Gerais ao oeste e sul da Bahia), Caatinga (nordeste baiano) e Mata Atlântica (no Alto São Francisco, principalmente nas cabeceiras).
O Velho Chico alimenta a vida e a esperança dos 18 milhões de brasileiros que dependem direta ou indiretamente de suas águas.
Apesar de termos um rio cheio devido às fortes chuvas ocorridas no final do ano de 2019 e no início deste ano, não há motivos parra comemorar. A bacia hidrográfica do Rio São Francisco tem um histórico de degradação e sua revitalização completa depende de pelo menos R$ 31 bilhões em recursos para ser recuperada. Assim, a mobilização também é uma tentativa de pressionar o poder público para a captação necessária dos recursos.
Nós abraçamos a causa e viramos carranca para defender o nosso Velho Chico. Abrace essa causa você também.
Para mais informações sobre a campanha, acesse: http://virecarranca.com.br
Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:
SOUZA, L. B. Leonardo. #VireCarranca – Em Defesa do Velho Chico Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2020/06/vire-carranca-rio-sao-francisco.html>.
A Foz do Rio São Francisco com o encontro com o Oceano Atlântico é uma das experiências incríveis que vivi quando fui a Aracaju.