O movimento que ensina e inspira a pedalar com segurança

Você sempre quis pedalar, mas está faltando aquele empurrãozinho pra te motivar? Ou não se sente seguro o suficiente? Senta aqui que vamos te mostrar um movimento incrível!

O Bike Anjo é uma rede de ciclistas experientes que ensinam gratuitamente as pessoas que querem aprender a pedalar nas ruas com segurança.

A rede oferece ajuda para aprender e praticar suas pedaladas, recomendam as melhores rotas e acompanham no trânsito, quando necessário. Além disso, promovem campanhas, oficinas, passeios, bicicletadas e palestras educativas.

Autossustentável: Bike Anjo
Imagem: Bike Anjo

O movimento começou na cidade de São Paulo em novembro de 2010. No começo era um grupo de amigos apaixonados por bike, que sonhava em ensinar pessoas a pedalarem pelas ruas da cidade. O grande estalo veio quando perceberam que muitas pessoas tinham vontade de adotar a bike como meio de transporte, mas não se sentiam seguras.

Esse foi o gancho para a criação desta plataforma que une ciclistas voluntários e experientes aos ciclistas iniciantes. Hoje o Bike Anjo está espalhado por 6 países, mais de 450 cidades brasileiras! São mais de 5.000 “anjos” (voluntários) espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

E como faço para participar desse movimento?

Autossustentável: Bike Anjo
Imagem: Bike Anjo

Simples! Basta acessar o site do Bike Anjo e preencher um pequeno formulário. Logo depois, você receberá uma resposta do grupo para agendar o encontro com o seu “anjo”. Ele irá até a sua casa para te ajudar a traçar as rotas mais seguras, dar uma aula básica de manutenção, além de dicas que só alguém que possui muita prática poderia dar.

Autossustentável: Bike Anjo
Imagem: Bike Anjo

 

Autossustentável: Bike Anjo
Imagem: Bike Anjo
Agora a parte bacana do movimento: todos os “anjos” são voluntários e nada é cobrado ao ciclista iniciante, ou seja, a rede cresce porque todos se identificam com causa. O movimento acredita que essa iniciativa não traz somente novos ciclistas para as ruas, mas torna a cidade e o trânsito mais humanos.
Autossustentável: Bike Anjo
Imagem: Bike Anjo Curitiba

Corre lá no site do Bike Anjo – http://bikeanjo.com.br – e se informe um pouco mais sobre eles. Lá você também encontrará várias dicas legais. Quem sabe você se inspira e considera a ideia de deixar o carro na sua garagem.

Autossustentável: Bike Anjo
Imagem: Bike Anjo

Com informações de: Bike Anjo, Imagina na Copa e Instituto Brookfield

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *