Orgânicos: conheça a ferramenta que mapeia as feiras orgânicas pelo Brasil
As feiras são uma ótima alternativa para comprar diretamente com o produtor, diminuindo intermediários no processo (e, consequentemente, o preço), estimulando a autonomia do produtor e valorizando a produção local de alimentos.
Imagem: Granja Marileusa |
Para encurtar o caminho do consumidor até o produtor e ampliar o acesso a alimentos orgânicos, o IDEC criou o Mapa de Feiras Orgânicas. A ferramenta colaborativa mapeia e cadastra estabelecimentos que comercializam orgânicos diretamente do produtor em todo Brasil. Atualmente estão cadastrados mais de 650 locais.
Imagem: Autossustentável |
O Mapa de Feiras Orgânicas traz georeferenciadas as feiras orgânicas, os grupos de consumo, os produtores e agricultores orgânicos e as associações e cooperativas de produtores. Fornece não somente o endereço, mas informações de horários de funcionamento e tipos de produtos encontrados nesses locais.
Imagem: IDEC |
Além disso, o mapa oferece um pequeno guia de frutas e hortaliças regionais, informando a respeito de sua sazonalidade. Informações úteis, uma vez que alimentos de época são mais frescos, baratos e podem ser adquiridos por meio de produção local, dispensando o uso intensivo de transporte, quando possível.
Imagem: Print app do IDEC |
O Mapa também está disponível em aplicativo para Android e IOS. O aplicativo gratuito ainda traz receitas saudáveis e sustentáveis.