Vamos evitar o desperdício de alimentos? Aprenda a fazer salpicão de casca de melancia!

O desperdício de alimentos ainda é um sério problema no Brasil, debatido menos do que deveria.

Temos uma cultura bem ilusória sobre abundância. Acreditamos que a famosa fala: “É melhor sobrar do que faltar”, é positiva. O fato, é que quando sobra, também falta de um lado.

Desperdício
Imagem: Agência Envolverde

Se ousarmos perceber com mais atenção e longe de nosso conforto, todo o entorno da cidade em que moramos, o próprio bairro e cenários expostos no país, vamos notar uma quantidade significativa de pessoas passando fome e em condições de desnutrição.

Comida desperdiçada
Imagem: Dom Total

A má distribuição de renda e recursos, a pouca ou nenhuma consciência sobre consumo, favorece o crescimento de um grande cenário de escassez e configura um grande problema social. Diante disso, torna-se fundamental um trabalho ativo e profundo sobre nossos hábitos alimentares na cozinha da própria casa e uma reflexão honesta sobre padrões de consumo que propagamos. Sempre que a ideia é cozinhar e comprar, vale refletir  a partir das seguintes perguntas:

  • Eu realmente preciso comprar isso?
  • O que posso fazer para usar da melhor forma o que já tenho em meu armário e geladeira, criando, assim, uma saborosa refeição com quase nada ou nada de desperdício?

Sabemos que o aspecto geral e mais grave não muda apenas com isso e que dependemos de políticas públicas, mas, quando nos colocamos como co-criadores e responsáveis em um cenário social, passamos a nos reeducar e a reeducar todo um sistema de produção e consumo. Quando nos tornamos personificações de soluções e ativos nas práticas sustentáveis cotidianamente, outros certamente despertarão. É disso que se trata empatia, cuidado planetário e cuidado com o outro, que conosco, também compartilha uma existência no planeta.

Repensar
Imagem: Creative Comons

Então, para que você possa se motivar a realizar mudanças e olhar para sua alimentação de um ponto de vista mais social, criativo e responsável, eis uma receita bem saborosa:

 Salpicão de Casca de Melancia

Rendimento:
Serve bem 03 pessoas

Ingredientes:
Casca de uma fatia larga de melancia

Melancia
Imagem: Creative Commons

Complementos:
– 01 cenoura grande em tiras;
– 04 rabanetes médios;
– 01 pera ou maçã pequenas;
– ½ xícara de uva passa branca e roxa

Modo de Preparo:
Corte tiras finas da melancia e leve ao fogo (o suficiente para cobrir a panela). Coloque um pouco de sal na água. Deixe as tiras cozinharem até ficarem moles, esse processo pode ser um pouco demorado. Retire as tiras cozidas da panela, peneire e deixa esfriar. Com uma boa faca, retire aquela a parte verde da melancia. Você escolher deixar a parte verde, no entanto ficará menos macio. Reserve.

Rale a cenoura grande em tiras, os rabanetes, a pêra ou maçã. Junte às tiras de melancia os ingredientes ralados e as uvas passas, misture bem. Acrescente sal a gosto.

Tofu
Imagem: Creative Commons

Molho de tofu para acompanhar:
Bata 180g de tofu com suco de 01 limão, ½ copo de água, 06 azeitonas verdes picadas.  Acrescente 01 colher de sopa de azeite, salsa a gosto e um pouquinho de molho de gergelim. O molho ficará com uma consistência grossinha.

Agora é só regar o salpicão de melancia com o molho de tofu!

Perfeito para uma refeição diferente e também para acompanhar um bom hambúrguer vegano.

Gostou do nosso conteúdo e quer fazer referência deste artigo em um trabalho?
Saiba como colocá-lo nas referências:

AMORES, Valéria. Vamos evitar o desperdício de alimentos? Aprenda a fazer salpicão de casca de melancia!. Autossustentável. Disponível em: <https://autossustentavel.com/2019/04/vamos-evitar-o-desperdicio-aprenda-a-fazer-salpicao-de-casca-de-melancia.html>.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *